Voltar para a tela anterior.

Vereadores visitam o Programa Caxias Navegar, que completa 20 anos

Parlamentares conheceram benefícios esportivos, sociais e educacionais do programa, no Complexo Dal Bó


Vereadores da Câmara Municipal fizeram uma visita técnica ao Programa Caxias Navegar, na Represa São Miguel do Complexo Dal Bó, nesta segunda-feira (18/10). A iniciativa marcada para acontecer ainda no dia 29 de setembro, durante a Semana do Legislativo 2021, havia sido desmarcada em função da chuva, em Caxias do Sul. 

Há 20 anos, o Navegar oferece aulas gratuitas semanais de canoagem, vela e remo a crianças e adolescentes. Mais recentemente, também a adultos e a pessoas com deficiência (PCD’s), promovendo esporte, lazer, educação e assistência social.

Estiveram na represa, no Bairro Fátima, o presidente do Legislativo, Velocino Uez/PTB, e os também vereadores Elisandro Fiuza/Republicanos, Felipe Gremelmaier/MDB, Gilfredo De Camillis/PSB, Marisol Santos/PSDB, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB, Ricardo Daneluz/PDT e Sandro Fantinel/Patriota. Na oportunidade, alguns assessores parlamentares também estiveram presentes representando outros vereadores.  

O grupo foi recebido pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Gabrel Citton, e pela coordenadora geral do Navegar, Diane Stefan, que falaram sobre os benefícios do programa e da relevância na formação de atletas.

Após conhecer o programa, os vereadores puderam experimentar equipamentos náuticos. Também conversaram com o secretário municipal sobre o projeto da Lei das Águas, a ser criado pelo Executivo para ser votado na Câmara Municipal. A proposição regrará o uso das represas e de outros temas envolvendo o recurso hídrico na cidade.

Por semana, 250 alunos são atendidos no Caxias Navegar, sendo a maioria crianças e adolescentes de escolas públicas da cidade. Além das aulas das três modalidades náuticas, o projeto educa e fornece lanches à garotada, por meio do Banco de Alimentos.  

Em duas décadas, o Navegar nunca registrou acidente, o que mostra a segurança promovida pela equipe de 12 pessoas, integrada por professores, instrutores e estagiários.

"Parabéns ao Programa Navegar pelos seus 20 anos de existência. As ações aplicadas no local com crianças e adolescentes merecem o reconhecimento dos vereadores e, sem dúvida, mostra o quanto o esporte é importante para a vida das pessoas. É através dele que essa meninada aprende e muito. O programa Navegar com certeza forma verdadeiros cidadãos", completou o presidente do Legislativo, Velocino Uez. 

As atividades são abertas a toda a comunidade caxiense, ofertadas de segunda a sábado, nas modalidades de remo, vela e canoagem. Para mais informações, contate pelo (54) 3901.8025 ou (54) 98434.7747 (ligação ou via WhatsApp), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Ou envie um e-mail para caxiasnavegar@caxias.rs.gov.br

Texto: Jornalista Clever Moreira - Mtb 8.697

18/10/2021 - 18:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo