Voltar para a tela anterior.

Comissão de Agricultura visita a Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha

Os vereadores foram recebidos pela equipe diretiva da instituição de ensino que oferece Ensino Médio concomitante ao Curso Técnico em Agropecuária


A Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC) do Legislativo caxiense conferiu, nesta quarta-feira (06/10), o funcionamento e a estrutura da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA). A instituição de Ensino Médio concomitante ao Curso de Técnico em Agropecuária está localizada na Terceira Légua, em Caxias do Sul.

Estiveram na visita os integrantes da CAAPC: vereadores Lucas Caregnato/PT (Presidente), Marisol Santos/PSDB e Ricardo Daneluz/PDT. Também compõem o grupo os legisladores Sandro Fantinel/PATRIOTA e Wagner Petrini/PSB. O vereador Zé Dambrós/PSB foi representado pela sua assessoria. 

Os parlamentares foram recebidos pela equipe da instituição de ensino, que está no oitavo ano de atividade e chegou a Caxias do Sul, vinda de Garibaldi, em 2015. 

O diretor Israel Matté destacou o perfil e o propósito da unidade. "Somos uma escola que se volta à formação de jovens agricultores, para que permaneçam no campo com qualidade de vida, infraestrutura adequada e tecnologia", realça o diretor.

A EFASERRA já formou mais de 60 estudantes e, atualmente, cerca de 150 se encontram em formação. O currículo contempla saberes teóricos, práticos e coloca em destaque a convivência humana.

"Nossa escola tem crescido ano a ano, graças ao formato de ensino e de aprendizagem, unindo teorias e práticas na agricultura e na pecuária à dedicação dos monitores e dos estudantes", acrescenta o diretor.

A base teórica e prática vem da Pedagogia da Alternância, explica a coordenadora pedagógica, Letícia Trentin. Os estudantes revezam entre sessão escolar (internato) e familiar,  podendo aplicar em suas propriedades rurais o que aprendem no colégio. A coordenadora pedagógica aproveitou para informar que a escola está com matriculas abertas e que também é entidade formadora de jovens aprendizes.

A Comissão da Agricultura da Câmara parabenizou o trabalho da instituição, valorizando sua essência: qualificar a juventude agricultora, para que tenha conhecimento e possa inovar a partir da área rural. "É o tipo de escola que merece nosso incentivo porque faz a diferença e qualifica o interior, abrindo possibilidade de futuro aos jovens e a suas famílias", elogiou o presidente do grupo parlamentar, Lucas Caregnato/PT, que é professor.

Os parlamentares também conversaram com os estudantes, assistiram a apresentações do Projeto Profissional do Jovem, e acompanharam um pouco do cotidiano dos monitores. Um vídeo institucional com os alunos e seus pais, mostrando algumas unidades de produção familiar, foi apresentado. Nele, os estudantes e as famílias relatam a influência positiva da EFASERRA na vida de cada um e no dia a dia nas lavouras e no cuidado com os animais.

06/10/2021 - 17:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

Ir para o topo