Voltar para a tela anterior.

Sala de Imprensa do plenário da Câmara deverá se chamar Paulo Renato Marques Cancian

Um projeto de resolução, com a iniciativa, foi discutido na sessão ordinária desta quinta-feira


A Sala de Imprensa, disponibilizada a jornalistas locais, no plenário do Legislativo caxiense (Sala das Sessões Deputado Nadyr Rossetti), deverá se chamar Paulo Renato Marques Cancian. Isso porque, na sessão ordinária desta quinta-feira (09/09), foi discutido o projeto de resolução 6/2021, com a proposta de denominação. O texto é de autoria da Mesa Diretora da Casa, presidida pelo vereador Velocino Uez, e retornará à pauta, para segunda discussão e votação.

Paulo Renato Marques Cancian nasceu em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, em 1º de maio de 1951, filho de José Francisco Cancian e Nair Pereira Marques Cancian e irmão de Eliane Cancian, Heloísa Cancian Luchese, José Mário Cancian, Luís Fernando Cancian e Marisa Cancian. Viveu em Erechim até os 15 anos de idade, quando se mudou para Caxias do Sul, na Serra gaúcha. Concluiu o Ensino Médio no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza. Aos 67 anos, faleceu em Caxias, deixando a mulher, Justina Inês de Farias Cancian, a filha, Tassiana Paula Cancian Fragoso, e os netos, Gabriel Cancian Demin, João Guilherme Cancian Fragoso e Davi Cancian Fragoso.

Ao longo de 2017, ano em que houve o lançamento do livro Democracia, memória e cidadania:125 anos do poder Legislativo em Caxias do Sul, Cancian foi chefe da Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal, cuja Sala de Imprensa passa a ter seu nome, pelos serviços prestados. Ele é Cidadão Caxiense. Recebeu o título em sessão solene do Parlamento local, realizada em 10 de abril de 2012.

Em 1969, ingressou na Rádio Caxias. Atuou como repórter, redator e comentarista de emissoras de rádio e TV, além de periódicos. Na década de 1980, participou da implantação do jornal Pioneiro diário, do qual foi editor e diretor. Fundou e foi editor-chefe do jornal Folha de Hoje, de 1989 a 1994.

Idealizou e dirigiu o jornal Tempo Todo. Pelos anos 1990 e 2000, coordenou a Comunicação Social da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Festa da Uva e dirigiu a UCS TV. Exerceu funções sindicais no jornalismo e no radialismo. É um dos fundadores da seccional Serra da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).

“Durante décadas, frequentei o Legislativo. Dele, guardo lembranças de trabalho, de amizades e de homens públicos honrados. Tive a graça de registrar falas de tribunos memoráveis. Convivi em meio ao antagonismo, existente entre a corporação política e o exercício do jornalismo engajado. Mas, nos identificávamos como defensores da plataforma comum: a garantia da liberdade de expressão. Mencionar isso hoje, com a hemorragia de liberdade encontrada nas redes sociais, parece não fazer sentido. Porém, nós queríamos o direito à informação; eles, o de manifestação, pelo mandato que exerciam”, escreveu Cancian no livro Democracia, memória e cidadania.

Além do vereador-presidente Velocino Uez, integram a Mesa Diretora da Câmara os vereadores Elisandro Fiuza (vice-presidente), Zé Dambrós (2º vice-presidente), Marisol Santos (secretária) e Felipe Gremelmaier (2º secretário).

09/09/2021 - 18:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo