Voltar para a tela anterior.

Valim defende a obrigatoriedade de carteira de imunização contra Covid-19 para frequentar eventos

Através de indicação ao Executivo, o vereador salientou que a medida estimula a vacinação e a retomada econômica do município


Defender a apresentação de carteira de vacinação contra a covid-19 para frequentar casas noturnas, shows, cinemas e afins, foi o objetivo do vereador Juliano Valim/PSD, na sessão desta quinta-feira (02/09). Ocupando a tribuna, o parlamentar apresentou uma indicação, assinada por mais 16 legisladores, ao Poder Executivo, para que seja obrigada a utilização da comprovação de recebimento da injeção na entrada de tais locais. Para isso, pode ser utilizada a tradicional carteira de vacinação ou o aplicativo Conecte Sus. Na ótica do vereador, a medida estimula a vacinação em massa da população, pode vir a aumentar a capacidade máxima de ocupação de eventos e acelera a retomada econômica do município.

Segundo Valim, dentre outros países, a França exige o certificado de vacinação para entrada em locais fechados, onde podem acontecer aglomerações, como restaurantes, cafés e transporte público. Ele afirma que, em menos de 24 horas da aprovação da medida, 1,7 milhão de franceses aderiram à imunização contra a Covid-19.

O vereador entende que essa iniciativa pode estimular a população que ainda não se vacinou, a tomar a injeção. “Tomar ou não uma vacina não é uma decisão que afeta exclusivamente a pessoa que tem essa decisão, ela interfere, também, na saúde de todas aquelas em que ela convive. Por isso a vacinação é uma questão de conscientização social e saúde pública”, argumentou Valim.

Nesse sentido, o parlamentar apontou que, conforme a crescente imunização da população, será possível uma retomada econômica mais rápida para todas as categorias, além de ser prevenida uma nova crise, frente às novas variantes do vírus que surgiram recentemente, como a Delta.

Ele ainda atentou que a medida não se caracteriza como obrigatoriedade de imunização. “A vacinação compulsória não significa vacinação forçada, porquanto facultada sempre a recusa do usuário. Contudo, podem ser implementadas medidas, dentre outras, a restrição ao exercício de certas atividades ou à frequência de determinados lugares, desde que previstas em lei, ou dela decorrentes”, sustentou o parlamentar.

Além de Juliano Valim, são coautores do documento os vereadores Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP, Clóvis Xuxa/PTB, Denise Pessôa/PT, Elisandro Fiuza/Republicanos, Estela Balardin/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, Gladis Frizzo/MDB, Lucas Caregnato/PT, Marisol Santos/PSDB, Olmir Cadore/PSDB, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Ricardo Daneluz/PDT, Tatiane Frizzo/PSDB e Wagner Petrini/PSB.

02/09/2021 - 13:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo