Voltar para a tela anterior.

Legislativo recebe do Executivo proposta para a concessão de 42 mil uniformes escolares

Num investimento de R$ 9 milhões, os kits contemplariam todos os alunos de 83 escolas da rede municipal de ensino


O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Velocino Uez, recebeu, nesta quarta-feira (1º/09), a visita do prefeito municipal, Adiló Didomenico, e de membros do secretariado. Na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, o Executivo apresentou ao Legislativo uma proposta para a concessão de 42 mil uniformes escolares (cada um terá, pelo menos, camiseta manga longa/curta, calça e jaqueta, bermuda/short ou saia, um par de meias e outro de tênis). Num investimento de R$ 9 milhões (os recursos são da União, por meio do programa Salário Educação), os kits contemplariam todos os alunos de 83 escolas da rede municipal de ensino, para uso diário, no segundo semestre do ano letivo de 2021.

Em 30 dias, devido ao caráter de regime de urgência, a matéria terá que ser deliberada pelos parlamentares. A adoção dos kits escolares dependerá, portanto, da autorização legislativa. Na reunião, o presidente da Casa garantiu que haverá esforço dos vereadores, para a aprovação do projeto, já nas próximas semanas.

Para a secretária da Educação, Sandra Negrini, os uniformes, que terão o brasão do município e a inscrição da Prefeitura, trarão dignidade aos alunos. Ela adiantou que será organizada uma sistemática para que, nos próximos anos, estudantes repassem o próprio kit a colegas de faixa etária menor. Prevê que, conforme a aprovação na Câmara e a sanção da lei pelo prefeito, os uniformes cheguem às escolas, durante o próximo mês de outubro.

O ato de hoje também marcou o protocolo de outro projeto de lei do Executivo. Igualmente em regime de urgência, a proposição pede o aval dos vereadores, para que o município possa aderir ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA). De acordo com a secretária de Governo Municipal, Grégora Fortuna dos Passos, a parceria regional fortalecerá investimentos e possibilitará compras governamentais a valores reduzidos.

01/09/2021 - 21:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo