Voltar para a tela anterior.

Comissão de Educação atuará no combate ao bullying

Entidades de ensino apontaram alternativas para conter o problema nas escolas


A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo da Câmara Municipal incluirá a abordagem do bullying nas visitas a escolas de Caxias do Sul, já previstas para o decorrer deste ano. O anúncio foi feito pelo presidente da comissão, vereador Renato Nunes/PRB, após audiência pública promovida na tarde desta quarta-feira (27). O encontro reuniu entidades ligadas ao ensino que expuseram o problema do bullying, caracterizado como uma forma de violência de caráter repetitivo, percebida, sobretudo, no ambiente escolar.

Além do combate ao bullying, conforme Nunes, os membros da comissão buscarão conscientizar professores e alunos sobre os perigos do crack.

A responsável pela 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Márcia Fernandes, referiu o grande número de casos de bullying relatado pelas escolas. Segundo ela, o combate passa pela mudança de postura dos profissionais de educação, incluindo o meio familiar.

Márcia trouxe a experiência da coordenadoria com a promoção de dois circuitos de debates, denominados círculos da justiça restaurativa. Neles, os alunos puderam debater o tema, com o acompanhamento de uma equipe específica, detalhou. A coordenadora informou, ainda, que no mês de julho, a Semana de Formação Pedagógica, promovida pela 4º CRE, oferecerá oficinas sobre o combate ao bullying.

O advogado Leoberto Branchier, que atua no Fórum de Caxias do Sul, disse que, em breve e sob a sua coordenação, será instalada uma central para a conciliação e mediação que tratará de casos do gênero. Branchier reforçou a necessidade da criação de fórum especifico para o debate acerca do problema.

O secretário municipal da Educação, Edson da Rosa, lembrou a criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves), aprovada em 2007 pela Câmara Municipal, por meio de projeto do então vereador Deo Deodato Gomes/PCdoB. As Cipaves reúnem ações, em diversas frentes, com o intuito de incentivar uma cultura de paz nas escolas. Rosa citou a 1ª Jornada contra o Bullying, realizada ano passado.

O vereador Gustavo Toigo/PDT mencionou iniciativas da Câmara que tratam do assunto. Dentre elas, um projeto de lei, de sua autoria, em tramitação, que cria o código disciplinar nas escolas da rede pública municipal. A atuação das Cipaves também recebeu elogios do parlamentar.

Enquanto isso, o vereador Vinicius Ribeiro/PDT lamentou que a definição das funções de escola e família se confundam, sobretudo, por conta do que entende por desestruturação da instituição familiar. Para ele, a consequência são prejuízos à orientação disciplinar das crianças.

De acordo com a vereadora Denise Pessôa/PT, a origem do problema encontra-se na desvalorização do respeito às relações sociais. Considerou que o bullying torna-se especialmente perigoso por ser um tipo de violência muitas vezes relativizada, classificada como um comportamento normal de crianças e adolescentes.

Integrante do Conselho Municipal de Educação, Beatriz Reginini salientou que é preciso o apoio de setores da sociedade para conter o problema.

A audiência contou com representantes de diversas escolas estaduais e municipais que debateram a questão.

Além do presidente Nunes, compõem a Comissão de Educação os vereadores Moisés Paese/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Rodrigo Beltrão/PT e Vinicius Ribeiro/PDT.

27/04/2011 - 17:57
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo