Voltar para a tela anterior.

Beltrão propõe formas para combater perdas de água no município

A Comissão de Legislação Participativa encaminhou indicação ao Executivo


Sugestões para combater as perdas de água, em Caxias do Sul, são o tema de indicação da Comissão de Legislação Participativa e Comunitária da Câmara protocolada ao Executivo, nesta semana. Desde a tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (20), o presidente do grupo, vereador Rodrigo Beltrão/PT, ressaltou que o principal objetivo é reduzir o desperdício que, em 2009, alcançou 61,3%, como apontou estudo da Revista Saneamento Ambiental. O desperdício compreende o processo que vai desde a captação da água até a chegada nos pontos de consumo.

Constam da indicação da comissão sugestões como a troca regular de hidrômetros, para melhorar a medição do consumo; investir prioritariamente na restauração de redes mais antigas; fim das terceirizações das atividades do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), como ligações e consertos de redes.

O documento também propõe a revisão das isenções tarifárias para órgãos públicos; a implementação da tarifa social (projeto do governo federal de 2007 que aponta aos municípios a tarefa de instituir uma política para reduzir o custo da tarifa de água a famílias de baixa renda).

De acordo com Beltrão, a diminuição do impacto das perdas de água possibilitaria que não fossem necessárias taxas como a do Fundo Municipal de Recursos Hídricos. Cobrada nas contas de água, a tarifa busca viabilizar a construção da barragem do Sistema Marrecas. O petista disse que proporá um referendo para discutir a continuidade, ou não, da cobrança da taxa de recursos hídricos.

O vereador Moisés Paese/PDT afirmou concordar com Beltrão, na questão de atacar perdas com a água, como forma de dispensar a necessidade de cobranças de tributos suplementares.

20/04/2011 - 20:23
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo