Voltar para a tela anterior.

Rejeitada solicitação à prefeitura sobre a poda de palmeiras

Procedimento foi realizado por proprietário da área sem autorização


Gerou debate o pedido de informações, proposto pela vereadora Ana Corso/PT, a respeito da poda de palmeiras imperiais, localizadas no entorno do Monumento ao Imigrante, bairro Lourdes. Rejeitado na sessão ordinária desta terça-feira (19), o documento questionava a razão da poda, já que, segundo técnicos agrícolas consultados por Ana, a poda, nesses moldes, pode comprometer a sobrevivência das plantas.

A discussão, em plenário, surgiu a partir de divulgação na imprensa local, na tarde de hoje, de que o empresário e presidente da Festa da Uva, Gelson Palavro, assumiu a responsabilidade pela poda das palmeiras. Palavro é dono de um conjunto de lojas situadas sob as palmeiras, no largo localizado junto à esquina da Júlio de Castilhos com a BR-116. O empresário reconheceu que não tinha autorização para o ato.

Ana Corso lamentou que Palavro, ocupante de um cargo público, tenha ignorado a necessidade de licença ambiental para o procedimento. Segundo a parlamentar, o pedido de informações seria uma forma do Executivo se justificar quanto à participação no episódio.

O vereador Moisés Paese/PDT referiu que o pedido de informações não cabe nessa situação, visto que Ana já tinha acesso aos dados solicitados no documento.

Da mesma maneira, a líder do governo, vereadora Geni Peteffi/PMDB, afirmou que Ana, inclusive, forneceu informações que não eram do conhecimento dos demais vereadores. Ari Dallegrave/PMDB também considerou o pedido impertinente, já que o autor da poda reconheceu ter realizado o procedimento sem autorização.

Enquanto isso, o vereador Guiovane Maria/PT defendeu que a aprovação do pedido de informações seria útil por, na sua opinião, esclarecer os desdobramentos do caso. Rodrigo Beltrão/PT citou o que considera ser o perfil da atual administração, de não amparar questões de cunho ecológico. Beltrão disse que esperava uma reação mais enérgica da prefeitura por ter um funcionário envolvido numa irregularidade ambiental.

 

Votos: Alaor Michels de Oliveira/PMDB (contra) , Ana Maria Corso/PT (a favor) , Ari Antonio Dallegrave/PMDB (contra) , Arlindo Bandeira/PP (contra), Daniel Antonio Guerra/PSDB (a favor) , Denise da Silva Pessôa/PT (a favor), Edio Elói Frizzo/PSB (contra), Geni Petteffi/PMDB (contra), Guiovane Maria/PT (a favor), Gustavo Luis Toigo/PDT (contra), Moisés Paese/PDT (contra), Renato de Oliveira Nunes/PRB (contra), Renato José Ferreira de Oliveira/PCdoB (a favor), Rodrigo Moreira Beltrão/PT (a favor), Vinicius Ribeiro/PDT (contra).

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores esclarece que errou ao informar que o Vereador Daniel Guerra/PSDB estava ausente do Plenário, no momento da votação do Requerimento nº 33/2001, que solicitava informações ao Poder Executivo Municipal sobre a poda das Palmeiras Imperiais localizadas na Praça Vestibular no entorno do Monumento Imigrante, na Sessão Ordinária do dia 19 de abril de 2011. A informação correta é a de que o Vereador estava presente e votou favoravelmente à aprovação do requerimento.

Solicitamos, neste sentido, que seja feita a divulgação da nota e a recuperação das informações repassadas anteriormente.

19/04/2011 - 21:31
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo