Voltar para a tela anterior.

Ana quer movimento Hip-Hop nas instituições escolares

Projeto pretende instituir oficinas de break, graffite e rap


Protocolado nesta semana, já tramita pela Câmara Municipal o projeto de lei da vereadora Ana Corso/PT que autoriza o Executivo a criar o programa "Hip-Hop é Educação", a ser implantado nas escolas de rede pública de Caxias do Sul. O documento sugere a realização de debates, palestras e ações voltadas para a valorização cultural, tendo como base o movimento Hip-Hop. As oficinas, desenvolvidas em período inverso ao de aula, deverão apreciar os quatro elementos da cultura: graffiti, break, DJ (disque-jóquei) e MC (mestre de cerimônias).

Para a realização desse programa, o Executivo poderia firmar parcerias, contratos e convênios com representantes do movimento, entidades que desenvolvam trabalhos culturais ou mesmo empresas que possam patrocinar parte do projeto. A implantação e a coordenação das oficinas ficaria a cargo das secretarias municipais da Educação e da Cultura e das escolas interessadas em oferecer aos alunos o contato com esse segmento cultural.

Segundo o texto, o break, dança característica do movimento, é uma das vertentes da dança de rua, que surgiu através dos negros das metrópoles norte-americanas, durante a crise econômica de 1929. Os artistas, fora de seus empregos, passaram a se apresentar nas ruas. O rap (ritmo e poesia), a música do movimento, surgiu na Jamaica, por volta de 1960. Uma década depois, jamaicanos vindos do Caribe trouxeram o ritmo para a América.

Ana acredita que o programa "Hip-Hop é educação" se tornará um aliado das atividades escolares, retirando jovens da rua e do tráfico, além de contribuir para a consciência crítica da juventude.

Outro projeto de lei, também de autoria de Ana, está em tramitação. O texto visa a obrigar o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) a informar a quantidade de água mensal produzida (tratada) e a água efetivamente ( faturada) lançada em conta. Conforme a petista, a medida ajudaria a diminuir o desperdício de água.

15/04/2011 - 17:46
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo