Voltar para a tela anterior.

Jornalista Alexandre Garcia encerra a II Semana da Comunicação do Legislativo

O jornalista e comentarista da CNN Brasil defendeu seus pontos de vista e destacou os desafios da comunicação durante a pandemia da Covid-19


A II Semana da Comunicação do Legislativo caxiense encerrou nesta sexta-feira (14/05) com a presença do jornalista e comentarista da CNN Brasil, Alexandre Garcia. O chefe da Comunicação da Casa, o também jornalista Tales Giovani Armiliato comandou os trabalhos. O evento foi transmitido pela TV Câmara Caxias (Canal 16 da Net), Facebook da Casa e canal no YouTube. Quem desejar acompanhar a íntegra da conversa é só acessar este link.

Com o tema “Como comunicar melhor em contexto pandêmico”, Alexandre Garcia comentou sobre os desafios que a pandemia da Covid-19 trouxe para o mundo da comunicação. Com 81 anos, Alexandre, natural de Cachoeira do Sul (RS), afirmou que é difícil parar. Referência no jornalismo político, é de Brasília, capital do Brasil, que ele produz seus conteúdos que não se limitam à televisão. É na internet e em palestras virtuais que o jornalista se comunica com seu público. Sobre o que trabalhar em um mundo extremamente interligado, Garcia afirmou que busca o que seu público quer saber.

Sobre comunicar durante a pandemia, o jornalista destacou que o jornalismo pode estar preso em uma espécie de “masoquismo”, aonde apenas coisas ruins são noticiadas. “É uma tremenda responsabilidade”, afirmou. O jornalista destacou que os noticiários buscam apenas notícias ruins e trágicas. Garcia também explanou que a pandemia tem servido como uma guerra política, visando às eleições federais de 2022.

Questionado por Tales, o jornalista respondeu sobre recentes casos em que foi apontado por excluir vídeos considerados “negacionistas” pelo site YouTube. Ele respondeu que apenas seguiu normas da plataforma. O jornalista ainda criticou uma suposta obrigação de a classe jornalística tomar partido, seja de direita, seja de esquerda. 

Ao final do encontro, foi apresentado um número musical do duo formado pelos músicos André Arossi (acordeom cromático) e Giba Soares (baixo de seis cordas). A homenagem foi destinada aos profissionais da Comunicação que integram a equipe do Legislativo Caxiense (Assessoria de Comunicação, TV Câmara Caxias, assessores políticos, servidores e vereadores). 

Além de trazer conhecimento, a Semana da Comunicação também teve participação popular. No total, foram mais de 1600 visualizações através das redes sociais da Câmara Municipal durante os cinco dias de evento.

"Tivemos muitos telespectadores assistindo pela TV Câmara. Pelas redes sociais percebemos que a II Semana da Comunicação foi um sucesso. Obrigado pela equipe da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal e pelos técnicos da TV Câmara. Meu agradecimento aos vereadores que integram essa legislatura pois souberam compreender a razão por um evento tão grandioso e necessário: falar de comunicação em tempos de pandemia. Foi um evento onde o Legislativo também não gastou nenhum recurso. Entrevistados e servidores se doaram e trabalharam de forma voluntária", completou Armiliato. 

Para o presidente do Legislativo caxiense, vereador Velocino Uez/PTB, a Câmara Municipal soube valorizar o quanto a comunicação é essencial para a democracia, respeitando os diferentes modos de pensar.

"O importante é respeitar o diferente. Não é errado pensar diferente. Se todos conseguirem unir opiniões em favor da sociedade, quem ganha são as pessoas, todos nós", finalizou Uez.

 A Semana Municipal da Comunicação, o Fórum Municipal de Comunicação Pública, ambos a serem promovidos na segunda semana de maio, e o Dia Municipal da Comunicação, a ser lembrado anualmente em 5 de maio, foram instituídos pela lei 7.891, de 07 de novembro de 2014. A iniciativa foi aprovada pelos vereadores em plenário e sancionada pelo Executivo municipal. 

14/05/2021 - 20:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo