Voltar para a tela anterior.

Demandas da Educação pautam reunião da vereadora Gladis com SMED

Parlamentar apresentou diversas pautas de interesse da comunidade, em especial as vagas em escolas infantis


Na tarde desta quinta-feira (26/02), a vereadora Gladis Frizzo/MDB esteve na Secretaria Municipal de Educação (SMED) para uma reunião com a secretária Sandra Negrini. Na pauta, diversos assuntos, em especial a situação das vagas em escolas infantis. Também estavam presentes a gerente das escolas infantis da SMED, Elise de Abreu Testolin, a diretora da Escola Cenecista Sao Vicente de Forqueta, Fernanda Comerlato, o pró-reitor acadêmico, Jorge Thums, e o pró-reitor administrativo, Adriano Menegotto, do Centro Universitário de Bento Gonçalves (UNICNEC).

No encontro, a parlamentar também apresentou outros temas como o andamento de obras de infraestrutura em algumas instituições escolares que podem trazer risco aos professores e alunos. No caso da nova Escola Municipal do Desvio Rizzo, que recém foi inaugurada, foram apresentadas necessidades que precisam ser resolvidas o quanto antes para o bem-estar e segurança de quem estuda e trabalha no local.

A vereadora apresentou uma série de demandas como, por exemplo, um olhar atento para o trânsito e sistema viário com sinalização horizontal e vertical, acessibilidade, isolamento do pátio onde existe circulação de crianças, melhorias em algumas acomodações como a recepção, a sala dos professores, a biblioteca e o refeitório.

Foi abordada também a situação da Escola de Educação Infantil Santa Tereza Guadalupe que foi inaugurada em dezembro de 2020, mas que ainda não está funcionando. A vereadora pediu sobre a instituição que manterá a escola e qual o prazo para o início das atividades.

Outro assunto tratado foi a construção de novas escolas para atender regiões que estão crescendo como é o caso de Forqueta, que precisa de uma nova escola municipal. Para aquela região também foi apresentada uma proposta de parceria com a Escola Cenecista São Vicente de Forqueta via vagas do Fundeb, já que a escola possui filantropia.

A secretária Sandra Negrini informou que a situação das vagas infantis está sendo analisada e que a sugestão da Escola Cenecista São Vicente será encaminhada ao jurídico da Prefeitura para avaliação. Sobre a EMEF Desvio Rizzo, as obras de infraestrutura já estão sendo realizadas e foram enviadas demandas a outras secretarias pedindo a realização das mesmas. Sobre a EEI Santa Tereza Guadalupe foi informado que começará a funcionar somente no ano que vem. Já sobre a construção de novas escolas na região oeste da cidade, disse que está sendo elaborado um mapeamento para a verificação de quais regiões e locais demandam mais atenção, fazendo um paralelo entre a falta de vagas e a densidade demográfica.

A vereadora Gladis afirmou que continuará cobrando essas pautas que são de extrema relevância para a cidade e para milhares de pais e mães que precisam ter segurança ao deixar seus filhos nas escolas. “A defesa da educação sempre esteve no topo da minha lista de prioridades, mesmo antes de ser vereadora. Eu cobro e brigo por soluções para este assunto há mais de 40 anos. Todo início de ano é a mesma coisa, mas não vamos desistir”, afirma.

26/02/2021 - 15:28
Gabinete da Vereadora Gladis Frizzo/MDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo