Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno presidirá Frentes Parlamentares sobre ampliação do HG e ocupação da Maesa

Vereador pedetista foi eleito pelos colegas em reunião no Legislativo, nesta quinta-feira (18/02)


O vereador Rafael Bueno/PDT vai presidir novamente as Frentes Parlamentares "A Maesa é Nossa" e "Em Defesa do Término das Obras de Ampliação do Hospital Geral". A decisão foi tomada pelos vereadores que compõem as duas Frentes em reunião desta quinta-feira (18/02). Ambos os requerimentos de instalação tinham sido propostos por Bueno, líder da bancada do PDT, e mais sete parlamentares. As Frentes já tinham funcionado na legislatura passada, também sob comando do pedetista. A vereadora Denise Pessôa/PT será a secretária da Frente do HG, enquanto Lucas Caregnato/PT fará o mesmo trabalho na Frente da Maesa.

No caso do HG, Bueno reafirmou a necessidade da reinstalação da Frente porque as obras de ampliação foram retomadas em setembro de 2020. Além da busca de emendas parlamentares, a ampliação está sendo viabilizada por meio de uma campanha lançada em agosto. Para mais informações sobre a campanha e como ajudar, pode ser acessado o site www.todospelogeral.com.br . Até esta quinta-feira, já foram arrecadados pouco mais de R$ 11 milhões e a meta é chegar a R$ 37 milhões para a conclusão das obras e a compra de equipamentos. Dos atuais 237 passará para 355 leitos, sendo destes 275 de internação e 80 para UTIs adulto, pediátrica e neonatal. O acréscimo de 118 leitos permitirá a criação de 87 novas vagas de internação e 31 de UTIs.

"É uma obra prioritária para a cidade e região, abrangendo mais de 1 milhão de pessoas. Precisamos unir esforços para que a construção ande o mais rápido possível. Essa é uma necessidade muito grande para a população", destacou Bueno.

O vereador também ressaltou ser necessária a ampliação por causa dos graves problemas relacionados ao atendimento e às demandas da saúde nos últimos anos, agravados pela pandemia do coronavírus e pela falta de leitos.

Além de Bueno e Denise, integram a Frente os vereadores Alexandre Prestes Bortoluz/Progressistas, Ricardo Daneluz/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Maurício Scalco/NOVO, Lucas Caregnato/PT, Gladis Frizzo/MDB, Felipe Gremelmaier/MDB, Gilfredo de Camillis/PSB, Adriano Bressan/PTB, Clóvis de Oliveira/PTB, Elisandro Fiuza/Republicanos, Marisol Santos/PSDB e Olmir Cadore/PSDB.

Discussões sobre a Maesa - Em relação à discussão sobre a Frente da Maesa, que tem área de 53 mil metros quadrados, Bueno também fez a seguinte avaliação: "Sabemos da importância do complexo da Maesa, por isso é preciso acompanhar esse trabalho, por meio do poder Legislativo, já que estamos tratando de um bem que simboliza a história e o futuro do município".

Os vereadores discutiram a necessidade da ocupação da Maesa, seja por secretarias municipais (para evitar pagamento de aluguéis), mercado público e por outras iniciativas que incluam parcerias público-privadas (PPPs) e ajudem a alavancar o turismo, por exemplo. O secretário de Gestão, Finanças e Parcerias Estratégicas do município, Maurício Batista, será convidado para vir à Câmara explanar o pensamento da prefeitura em relação à ocupação, e também uma visita técnica ao complexo será realizada pelos vereadores.

Além de Bueno e Lucas, compõem a Frente os vereadores Alexandre Bortoluz/Progressistas, Ricardo Daneluz/PDT, Sandro Fantinel/Patriotas, Maurício Scalco/NOVO, Denise Pessôa/PT, Estela Balardin/PT, Zé Dambrós/PSB, Gladis Frizzo/MDB, Felipe Gremelmaier/MDB, Adriano Bressan/PTB, Clóvis de Oliveira/PTB, Tatiane Frizzo/PSDB e Olmir Cadore/PSDB.

O tempo de duração das Frentes será de dois anos a contar a data de instalação.

Texto: jornalista Daniel Corrêa (MTE 12.672)

18/02/2021 - 17:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a):

Ir para o topo