Voltar para a tela anterior.

Vereadora Tatiane Frizzo e ciclistas entregam reivindicações ao Prefeito

Parlamentar participou de reunião nesta segunda-feira


Acompanhada dos ciclistas, André Busnello Andreoli e Carlos Zignani, e de um dos líderes da União dos Ciclistas Caxienses (UNICCA), Rodrigo Guidini, a vereadora Tatiane Frizzo/PSDB esteve em reunião com o Prefeito, Adiló Didomenico/PSDB, nesta segunda-feira (08/02). O encontro teve como pauta as condições de infraestrutura para os ciclistas em Caxias do Sul.

Conforme Guidini, é necessário que seja realizada a execução do Plano de Mobilidade Urbana. Para o ciclista, a representatividade da bicicleta pode trazer inúmeros benefícios para o município, como o incremento de vendas no comércio, por exemplo. Ele também demonstrou a adesão de ciclistas nas vias da cidade, de acordo com dados coletados por meio de aplicativo. “Todas as cidades da região já estão se organizando. Mais ciclistas nas ruas pode auxiliar na retomada da economia, como apontam estudos realizados em grandes centros urbanos. Na nossa cidade, os ciclistas andam mais na Sinimbu, Os Dezoito do Forte e Júlio de Castilhos, além das perimetrais.”, destacou o líder.

Segundo Busnello, é preciso que as ciclovias sejam construídas nas vias urbanas centrais. Ele também pontuou que existem outros tipos de bicicleta, como as elétricas. “Na Europa, se vende mais bicicleta elétrica do que carro, atualmente. A ciclovia tem que começar na zona urbana, onde a bicicleta faz a diferença. Não precisamos de ciclovias isoladas. É importante termos interligação entre elas.”, reforçou o ciclista.

De acordo com Zignani essa é uma oportunidade da instalação da infraestrutura para os ciclistas, já que no próximo ano, a cidade vai receber um evento internacional. “No ano que vem, em maio, vai ter a Surdolimpíadas na nossa cidade. Vai ter competição de ciclismo, em Caxias. Vão vir mais de cem países. Precisamos de ciclovias.”, reforçou o Zignani.

Na oportunidade, a vereadora Tatiane Frizzo expôs alguns problemas cicloviários que as comunidades possuem, como o caso da Linha 40, que recebe inúmeros ciclistas, porém não possui infraestrutura. Ela também questionou a funcionalidade da Avenida Júlio de Castilhos. A parlamentar sugeriu ao Prefeito um estudo técnico da implementação de ciclovias, por entender que é uma via histórica e agregaria muito à cidade.

“O impacto que a Júlio de Castilhos possui no trânsito é mínimo. Ela é uma via que recebe poucos veículos. Por isso, eu vejo que podemos reestruturá-la. Entregar a Júlio aos caxienses, com calçadão e com ciclovia.”, salientou a vereadora.

Após receber as demandas, Adiló reafirmou o compromisso com a categoria. O Prefeito destacou que já solicitou à Secretaria de Planejamento, Margarete Bender, a inclusão de faixas laterais nos novos projetos asfáltico, para que seja possível o trânsito de bicicletas, com maior segurança. O Chefe do Executivo também ressaltou que já iniciaram os estudos para a implantação do Plano de Mobilidade. Ele mencionou ainda que irá propor uma campanha de conscientização no trânsito. “Nós temos que ter o Plano de Mobilidade. Uma espinha dorsal. Integração dos modais. A bicicleta veio pra ficar.” destacou o Prefeito

No encerramento da reunião, foi entregue um documento ao Chefe do Executivo, solicitando atenção às pautas dos ciclistas, como a execução do Plano de Mobilidade, previsto no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), com foco especial ao Plano Cicloviário, a fim de proteger o ciclista e integrá-lo aos demais modais de transporte. O documento aborda ainda que o Financiamento Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer de Caxias do Sul (Fiesporte) seja ampliado para atender o ciclismo.

08/02/2021 - 17:23
Vereadora Tatiane Frizzo/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo