Voltar para a tela anterior.

Região Metropolitana da Serra Gaúcha é foco da manifestação de Gremelmaier

A pauta faz parte das bandeiras de defesa do vereador emedebista


Tema bastante defendido pelo vereador Felipe Gremelmaier/MDB, a relevância da Região Metropolitana da Serra Gaúcha para Caxias do Sul voltou, hoje (02/02), a ganhar ênfase nas manifestações do emedebista, que ocupou a tribuna na 1° sessão ordinária do ano, nesta terça-feira (02/02).

Os benefícios a serem trazidos para Caxias e região são capazes de intensificar e fortalecer a economia dos 14 municípios participantes, avalia o parlamentar. A regulamentação da Lei Complementar Estadual 14.293 (aprovada em 2013), que cria a Região de fato, segundo Gremelmaier, precisa ser feita o quanto antes. O emedebista destacou que governanças passadas de Caxias dificultaram a entrada da cidade no grupo, ou seja, atrasando ainda mais sua implantação. “Nós ficamos três anos sem qualquer movimento, pelo contrário, negando a Região”, disse. Gremelmaier relembrou que o projeto que incluiu Caxias dentro do grupo de cidades coube aos parlamentares da legislatura passada (2017-2020).

O vereador destacou que já tem percebido que o governo Adiló Didomenico/PSDB tem se organizado para que seja implantada a Região Metropolitana o quanto antes. Encontros com prefeitos e presidentes de Câmaras vizinhas estão sendo preparados e, em breve, ações devem se concretizar. Conforme o vereador, a união entre as cidades deve ser primordial. “A cidade que pensar em fazer esse trabalho de forma isolada, infelizmente, vai caminhar para trás, irá perder grandes oportunidades”, afirmou.

Elisandro Fiuza/Republicanos e Olmir Cadore/PSDB apoiaram as falas de Gremelmaier, destacando que a Região Metropolitana irá engrandecer Caxias do Sul, trazendo benefícios para a sociedade. O emedebista relembrou algumas regiões metropolitanas que têm dado certo no Brasil, como as de Curitiba (PR) e de Belo Horizonte (MG).

Além de Caxias do Sul, integram a Região Metropolitana da Serra os seguintes municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, São Marcos e Santa Tereza.

02/02/2021 - 10:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo