Voltar para a tela anterior.

Toigo apresenta projeto de requalificação de Forqueta

Proposta vai incentivar proteção ao patrimônio cultural, histórico e natural, resgatar tradições e gastronomia, estimular o turismo e melhorar espaços de convivência e circulação


O vereador Gustavo Toigo/PDT protocolou, nesta terça-feira, (10/11), Projeto de Lei que Institui o Programa de Requalificação do Distrito de Forqueta. A proposta é preservar, ocupar e revitalizar o centro de Forqueta, por meio da valorização de edificações históricas, resgate da gastronomia, espaços para pedestres e estímulo à vocação turística local, entre outras ações. O texto teve contribuição fundamental da Universidade de Caxias do Sul (UCS), através do trabalho “Forqueta: a memória dos esquecidos”, elaborado por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.

“Forqueta é uma joia para o turismo em Caxias do Sul, que precisa ser valorizada. A contribuição dos estudantes da UCS foi essencial e atesta a qualidade da produção acadêmica em nossa cidade. Nos dá orgulho ver jovens com tanto talento e vontade de contribuir com o município”, destaca o parlamentar.

O projeto se baseia em uma política de desenvolvimento urbano sustentável. Ao requalificar o centro histórico de Forqueta, o projeto vai estimular o turismo e proporcionar o aproveitamento de espaços para atividades de lazer, ações importantes tanto para o desenvolvimento da economia como para o bem-estar da comunidade.

Sobre Forqueta:

Forqueta foi uma das primeiras áreas ocupadas por imigrantes italianos, a partir de 1875. O distrito integra a linha férrea inaugurada em 1910 e conta com uma estação (gare) para embarque e desembarque. A localidade é rica em paisagens naturais e edificadas, como a Cooperativa Vitivinicola Forqueta (criada em 1929 e cujo prédio hoje abriga o Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp), tanoaria, moinho e ferraria.

13/11/2020 - 09:48
Gabinete do vereador Gustavo Toigo/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo