Voltar para a tela anterior.

Candidatos a prefeito de Caxias do Sul participam de debate na Câmara Municipal

Os 11 postulantes ao cargo de Chefe do Executivo apresentaram propostas e iniciativas


Na noite desta segunda-feira (09/11), a Câmara Municipal de Caxias do Sul protagonizou momento histórico em seus 128 anos. Após o debate entre os candidatos a vice-prefeito de Caxias do Sul, realizado no último mês de outubro, chegou a vez de a população conhecer e ouvir mais de seus postulantes ao cargo mais alto do Executivo Municipal. Esta foi a primeira vez que o Legislativo realizou debate entre os candidatos a prefeito e vice-prefeito da cidade. Marcaram presença no evento Adiló Didomenico (PSDB), Antônio Feldmann (Podemos), Carlos Búrigo (MDB), Edson Néspolo (PDT), Júlio Freitas (Republicanos), Marcelo Slaviero (NOVO), Nelson D’Arrigo (Patriota), Pepe Vargas (PT), Renato Nunes (PL), Renato Toigo (PSL) e Vinícius Ribeiro (Democratas).

Com mediação do jornalista e servidor público Fábio Rausch, os 11 postulantes à Prefeitura apresentaram suas propostas e debateram as melhorias que pretendem realizar em diversos setores do município.

No 1° bloco, os candidatos comentaram entre 22 temas escolhidos previamente e apresentados às assessorias. Apenas no momento do debate os candidatos souberam sobre qual tema deveriam comentar, de acordo com sorteio realizado pelo mediador. Entre as possibilidades estavam acessibilidade, agricultura e agronegócio, assistência social, autarquias e empresas públicas, Caso Magnabosco, cultura, desenvolvimento econômico, trabalho e tecnologia, diversidade, educação, esporte e lazer, Festa da Uva, finanças públicas, funcionalismo público (cargos efetivos e comissionados), habitação, infraestrutura e obras, Maesa, meio ambiente e sustentabilidade, mobilidade urbana, proteção animal, saúde, segurança pública e turismo.

Um dos momentos mais esperados, o segundo e terceiro blocos foram destinados para os “enfrentamentos”, onde os candidatos tiveram a oportunidade de questionar uns aos outros. Todos eles perguntaram e responderam apenas uma vez, em cada bloco.

Os embates procuraram questionar as propostas que cada coligação está propondo nessas eleições. Geração de emprego, vagas na educação infantil, planos para a economia, turismo, transporte público e o preço da passagem, a valorização da cultura na cidade, projetos para a segurança pública e a vida política dos candidatos permearam a discussões. Durante o quarto e último bloco, os candidatos fizeram suas considerações finais.

As Eleições Municipais 2020 acontecem no próximo domingo, 15 de novembro, a partir das 7h até as 17h. Segundo Tribunal Superior Eleitoral, todas as medidas de prevenção à Covid-19 serão seguidas. É solicitado que os cidadãos respeitam o distanciamento social, utilizem máscara e, se possível, levem sua própria caneta, além de o título de eleitor e documento de identidade com foto.

10/11/2020 - 00:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo