Voltar para a tela anterior.

Vereador Beltrão articula ações para evitar arrombamentos em escolas de Caxias do Sul

Guarda Municipal deve intensificar segurança no entorno de instituições de ensino que mais são alvo de furtos


A necessidade de reforço da segurança pública no entorno de escolas municipais em Caxias do Sul foi o tema abordado em reunião de trabalho realizada na tarde desta quinta-feira (15/10), na sede da Secretaria Municipal de Educação (SMED). No encontro, articulado pelo vereador Rodrigo Beltrão/PSB, a diretoria de uma das escolas afetadas pelos furtos - Papa João XIII, localizada no bairro Salgado Filho - explicou à secretária Municipal de Educação, Flávia Vergani, as dificuldades sofridas pela comunidade em geral diante dos constantes furtos que ocorrem na parte interna da escola durante a madrugada.

Desde o início da pandemia e a interrupção das atividades nas sedes das escolas, pelo menos cinco delas sofreram invasões. Além da Papa João XIII, também foram furtadas as escolas Ramiro Pigozzi, no bairro Arco Baleno; Renato João Cesa, no São Caetano; Basilio Tcacenco, no bairro Aeroporto e Luciano Corsetti, no Kayser.

O vereador Rodrigo Beltrão, que é membro da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social do Legislativo, destacou a preocupação crescente da comunidade com a insegurança provocada pelos constantes furtos. De acordo com a diretora da Papa João XXIII, Gládis Regina Isoton, a onda de arrombamentos iniciou a partir da quarentena e a última invasão ocorreu no dia 30 de setembro.

Segundo ela, os criminosos invadem o local e levam todo tipo de equipamento que possa ser revendido, desde computadores até botijões de gás. Ela explicou que próximo à escola existe uma creche e o posto de saúde do bairro, locais que também podem ser alvo de furtos. O presidente do Conselho de Pais e Mestres da João XXIII, Moisés Rodrigues, salientou que é preciso a presença constante de agentes de segurança pública para evitar outras invasões.  

O diretor da Guarda Municipal, Ricardo Vargas, também presente no encontro, apresentou um estudo que contém todas as escolas que foram alvos de arrombamento em salientou que a corporação vai intensificar as rondas nesses locais, por meio da articulação com as diretorias das escolas, SMED e comunidade em geral.

A secretária municipal de Educação, Flávia Vergani, comprometeu a encaminhar em conjunto com a Guarda Municipal ações imediatas – como rondas mais frequentes nos arredores das instituições de ensino e instalação de câmeras e sensores de presença na parte interna das escolas. Esse processo, no entanto, depende de licitação e dura cerca de três meses. “Temos que usar a tecnologia a nosso favor para criar uma central de monitoramento desse conjunto de câmeras. Além disso, é possível criar um novo meio de contato mais próximo com a comunidade para o encaminhamento de denúncias”, destacou a secretária.  

Além disso, a secretária informou que vai destinar verbas para adequações do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) e outras reformas necessárias para aumentar a segurança em várias escolas do município.  “Temos esse recurso de cerca de R$ 4 milhões que vamos investir até o final do ano”, destacou. Ao final do encontro, o vereador Beltrão afirmou que vai fiscalizar as ações planejadas e destacou o bom diálogo feito com o Executivo.

16/10/2020 - 09:48
Gabinete do Vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo