Voltar para a tela anterior.

Denise Pessôa defende aumento da testagem para Covid-19

Vereadora elencou os profissionais da saúde como grupo prioritário para testes em massa


Na sessão desta quinta-feira (03/09), a vereadora Denise Pessôa/PT solicitou prioridade na realização de testes para Covid-19 aos profissionais da área da saúde, em Caxias do Sul. Ela defendeu que a partir de um diagnóstico positivo, todos os servidores das unidades médicas devam passar pelo teste rápido ou PCR.    

A parlamentar repercutiu dado divulgado pela Prefeitura, de que apenas 4% dos servidores que trabalham nas UBSs da cidade testaram positivo para Covid-19. No entanto, chama a atenção de que este número pode não refletir a realidade, já que só há testagem em sintomáticos, enquanto pessoas sem sintomas ou com síndrome gripal ficam sem diagnóstico.  

Os investimentos da administração municipal na área de saúde foram um ponto de crítica de Denise. Segundo a vereadora, o Executivo investe apenas 3% dos recursos do Governo Federal, no enfrentamento ao coronavírus. Na sua ótica, este dado torna nítido o pouco investimento na testagem.

Denise Pessôa ponderou que a testagem em massa contribuiu para o rastreamento da evolução da doença e frisou que os locais que adotaram este procedimento em mais pessoas, tiveram um maior controle quanto a disseminação do vírus, conseguindo voltar gradualmente às atividades de forma mais segura.

03/09/2020 - 10:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Denerlei Domingos Antonioli - Conrep 3095
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo