Voltar para a tela anterior.

Arquitetos e engenheiros apresentam plano do Centro de Eventos de Caxias do Sul

Assessoria do vereador Felipe Gremelmaier/MDB acompanhou explanação na CIC


A assessoria do vereador Felipe Gremelmaier/MDB acompanhou a apresentação do Programa de Necessidades do Projeto do Centro de Eventos, nesta segunda-feira (31/08), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul.

O material foi desenvolvido por profissionais do Sindicato da Construção Civil (SINDUSCON) e da Associação de Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Químicos e Geólogos (SEAAQ), a partir de uma pesquisa feita com setores da comunidade pelo Caxias Convention Visitours & Bureau.

A proposta dos arquitetos e engenheiros prevê arena multiuso para esportes, shows e teatros, além de salas de aula possibilitando utilização no contraturno; complexo de pavilhões para feiras, com auditório; área de praças, lojas, alimentação, comércio e serviços; vagas de garagem e estacionamento integrando diversos modais de transporte; complexo administrativo, heliponto e hotel.

O programa leva em conta aspectos como exploração de energia construtiva, sustentabilidade, relação com a cidade e a comunidade, levando em conta costumes, e inclusão social. Os profissionais resumem o conceito de viabilidade e de sucesso do empreendimento nas seguintes palavras-chave: sustentabilidade, economia, cultura, arquitetura, identidade, espaços públicos, comunidade, flexibilidade, matriz econômica e durabilidade.

A área total planejada do Centro de Eventos é de 95.500 metros quadrados. O custo é de R$ 204,8 milhões. O próximo passo do Comitê Prático Pró-Construção do Centro de Eventos de Caxias do Sul e escolher o local. Foram apresentados três lugares com potencial para receber o empreendimento: os Parque da Festa da Uva, o Jockey Clube/Seminário Paulo da Cruz e o Campus 8 da UCS.

Para viabilizar financeiramente a construção, estuda-se a possibilidade de parceria público-privada (PPP). Por intermédio do vereador Felipe Gremelmaier, a Câmara Municipal sediou diversas reunião de planejamento do Centro de Eventos.

01/09/2020 - 09:07
Gabinete do Vereador Felipe Gremelmaier
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo