Voltar para a tela anterior.

Daneluz pede ao governador reforço na segurança pública do Interior de Caxias

Durante seminário, o presidente da Câmara entregou demanda de moradores a Tarso


O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Marcos Daneluz, entregou ao governador do Estado, Tarso Genro, na noite desta segunda-feira (21/03), no UCS Teatro, documento solicitando melhorias na segurança pública do Interior do município. A reivindicação parte, dentre outras entidades, da Associação de Moradores do Distrito de Santa Lúcia do Piaí, do Sindicato Patronal Rural de Caxias do Sul, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Na oportunidade, foi realizada a abertura do 1º Seminário Regional do Plano Plurianual Participativo (PPA).

O texto, entregue a Tarso, apresenta, como justificativa, o fato de, no momento, existir, apenas, uma patrulha rural para atender às 94 comunidades do Interior de Caxias do Sul. A região caxiense requer a providência imediata de quatro viaturas para a patrulha rural, além da realização de estudos que viabilizem a presença constante da Brigada Militar, nessas localidades, mais afastadas do Centro da cidade.

Conforme o documento, dos cerca de 435 mil habitantes do município, em torno de 30 mil pessoas residem no Interior. Informa que essa região responde por 25% da produção de hortifrutigranjeiros comercializados, todo ano, nas Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa), em Porto Alegre.

Quanto ao PPA, apresentado no seminário, ele visa a estabelecer diretrizes, objetivos e metas do governo estadual, para os próximos quatro anos. No evento, foram abordados projetos para as regiões da Serra, dos Campos de Cima da Serra e das Hortências. Houve, ainda, a apresentação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), coordenado por Marcelo Danéris.

Entre diversas autoridades, falaram o governador Tarso Genro e o prefeito José Ivo Sartori. Segundo Tarso, o CDES-RS, chamado de Conselhão, funciona como órgão de assessoramento à gestão administrativa. Destacou que, junto com as demais esferas de participação, como o orçamento participativo e os conselhos regionais de desenvolvimento (Coredes), ajuda a demonstrar o papel da cidadania na base das decisões que formulam as políticas públicas. O governador ressaltou, ainda, a necessidade de se considerar as formas de participação popular por meio das redes sociais da internet.

Enquanto isso, o prefeito Sartori cumprimentou a proposta de desenvolvimento do governo estadual e enfatizou os desafios do relacionamento entre agentes políticos e a sociedade.

Primeira da lista de nove regiões do Estado que receberão o seminário do PPA, a Serra concentra 10% da população estadual e responde por 12,9% do produto interno bruto (PIB) gaúcho.

21/03/2011 - 20:37
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo