Voltar para a tela anterior.

Discutido projeto para tornar de utilidade pública a Associação VIDA

O órgão se dedica ao controle da população animal


Tornar de utilidade pública a Associação dos Voluntários Independentes Defendendo os Animais (VIDA), em Caxias do Sul, é o objetivo do projeto de lei 66/2020, discutido na sessão ordinária desta quinta-feira (13/08). A matéria tem a autoria do vereador Rafael Bueno/PDT. O título consiste em exigência legal, para a agremiação poder participar de inúmeros projetos, com parcerias de órgãos públicos municipais, institutos e fundações. O texto retornará à pauta, para segunda discussão e votação.

De acordo com Bueno, a VIDA fez parceria com Douglas Borges, proprietário da PET Cusco Mania, e a veterinária Vitória Stallivieri, a fim de viabilizar a estruturação de um centro cirúrgico, com capacidade para castração de 25 animais (cães e gatos) por dia, representando o mesmo número de animais castrados pela Prefeitura, atualmente.

O vereador explicou que o valor do procedimento cirúrgico foi unificado em R$ 60,00, cobrados para os tutores. Disse que a quantia corresponde a um terço do valor do serviço licitado pela Prefeitura. “Somente no Canil Municipal, encontram-se 10% dos animais das ruas (cerca de 10.000 bichos), representando um custo para os cofres públicos de, aproximadamente, R$ 80.000,00 por mês. Com esse projeto de castração massiva, a preços acessíveis, dobra-se, no mínimo, o número de castrações mensais e se espera que, em dois anos, o número de animais em situação de rua se estabilize”, detalhou Bueno.

13/08/2020 - 16:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo