Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno protocola projeto tornando entidade de proteção a animais como de utilidade pública

Associação dos Voluntários Independentes Defendendo os Animais (VIDA) mantém parcerias e atua para diminuir população de rua


O vereador Rafael Bueno/PDT protocolou um projeto de lei nesta quarta-feira (22/07) sugerindo que a Associação dos Voluntários Independentes Defendendo os Animais (VIDA) se torne de utilidade pública. A entidade tem atuação destacada na área de proteção e fez uma parceria com o proprietário de uma PET, Douglas Borges, onde foi feito um projeto de estruturação de um centro cirúrgico, com capacidade para castração de 25 animais por dia, representando praticamente o mesmo número de animais castrados atualmente pela prefeitura.

A presidente da entidade, Tatiana Furlan, destaca que a Organização Mundial da Saúde estima que existam 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos nas ruas das cidades.

"Para cada cinco habitantes um cão e desses 10% estão abandonados. Uma cidade do tamanho de Caxias do Sul, com 500 mil habitantes, fazendo uma conta rápida, há cerca de 10 mil cães e 3 mil gatos em situação de abandono e muitos sendo maltratados", reflete.

Apenas no canil municipal de Caxias do Sul se encontram cerca de 10% dos animais das ruas (cerca de 10 mil), representando um custo para os cofres públicos de cerca de R$ 80 mil. Com esse projeto de castração massiva firmado em nosso acordo com a PET, e a preços acessíveis se dobra, no mínimo, o número de castrações ao mês e se espera que em dois anos o número de animais em situação de rua se estabilize.

"Consideramos esse projeto, que visa à diminuição de animais nas ruas como de utilidade pública pela relevância social ao qual está revestido. A causa animal sempre foi uma bandeira dos meus mandatos, inclusive recentemente fui o relator do Código de Proteção Municipal dos Animais de Caxias do Sul aprovado na Câmara Municipal", concluiu Bueno.

22/07/2020 - 15:13
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo