Voltar para a tela anterior.

Comissão da Bicicleta apresenta relatório final de atividades

Documento foi protocolado nesta terça-feira (07/07)


A Comissão Temporária Especial pela Defesa da Bicicleta como Meio de Transporte e Atividade Esportiva protocolou o relatório final dos trabalhos, nesta terça-feira (07/07). Participaram do ato a presidente da Comissão, vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, e os integrantes Velocino Uez/PTB e Alberto Meneguzzi/PSB.

O documento apresenta todas as iniciativas desenvolvidas pelo grupo parlamentar, durante um ano de atividade. Entre as ações estão as reuniões ordinárias que trataram de diversos temas relacionados à bicicleta, como mobilidade urbana, educação no trânsito, atividade esportiva, entre outros. Cada encontro contou com a participação de especialistas.

Os vereadores também realizaram ações na comunidade. Foram elaboradas campanhas de conscientização do uso de equipamentos de segurança para ciclistas, que utilizam a bicicleta como ferramenta de trabalho. Além disso, foram distribuídos materiais informativos aos motoristas, com esclarecimentos sobre a distância correta entre automóveis e bicicletas no trânsito.

Em relação às proposições, a Comissão encaminhou ao Poder Executivo uma indicação para implantação de bicicletários e paraciclos em praças, parques e escolas. Nesse sentido, também foi proposto a criação de vagas para bicicletas em estacionamentos privativos. Para o Plano Diretor, os parlamentares fizeram uma indicação de emenda referente ao cicloturismo.

Conforme a presidente da Comissão, Tatiane Frizzo, um dos momentos mais representativos da Comissão foi a criação da União dos Ciclistas Caxienses (UNICCA), a partir de sugestões levantadas durante as reuniões. “A Comissão da Bicicleta cumpriu seu papel de discussão e fomento ao tema. Por meio da Comissão, propusemos projetos de lei, fizemos encaminhamentos ao Executivo, e cobramos ações práticas da Prefeitura. Durante as reuniões da Comissão da Bicicleta, um grupo de ciclistas e simpatizantes decidiram fundar uma associação para que a cidade possa ter uma entidade representativa, que faça esse diálogo entre o poder público e o cidadão. Estou feliz por presidir e por contribuir com esse tema tão importante para a cidade”, destaca a vereadora.

Além de Tatiane Frizzo, integram o grupo os parlamentares Alberto Meneguzzi/PSB, Denise Pessôa/PT, Felipe Gremelmaier/MDB e Velocino Uez/PTB.

*Redação: Douglas Barreto

07/07/2020 - 13:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo