Voltar para a tela anterior.

Plenário aprova a extinção de cargos de provimento efetivo do Legislativo

A medida integra um plano de revisão organizacional do quadro de servidores da Casa


Por unanimidade, na em sessão extraordinária desta quinta-feira (25/06), foi aprovado o substitutivo do projeto de lei (PL) 169/2018, por meio do qual foram extintos cargos de provimento efetivo da Câmara Municipal de Caxias do Sul. O plenário rejeitou, porém, por 12 votos a seis, emenda supressiva, pela qual os vereadores Denise Pessôa/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, Gladis Frizzo/MDB e Renato Oliveira/PCdoB tentaram preservar cinco cargos de taquígrafo, hoje ocupados. O texto seguirá para a sanção do prefeito Flavio Cassina.

Estão excluídos do quadro de servidores: dois cargos de telefonista (padrão 2), dois cargos de auxiliar de serviços legislativos (padrão 6), um cargo de técnico financeiro (padrão 10), três cargos de assistente legislativo (padrão 13) e sete cargos de taquígrafo (padrão 13). São colocados em extinção, à medida que vagarem: um cargo de telefonista (padrão 2), dois cargos de auxiliar de serviços legislativos (padrão 6), um cargo de assistente legislativo (padrão 13), cinco cargos de taquígrafo (padrão 13) e quatro cargos de revisor de anais (padrão 14).

Autora do substitutivo, a Mesa Diretora da Casa, presidida pelo vereador Ricardo Daneluz, na exposição de motivos da matéria, ponderou que as medidas constituem uma das etapas de revisão da estrutura organizacional da Câmara. Explicou a intenção de, no futuro, criar cargos com maior mobilidade, no organograma.

No debate de hoje, os vereadores Denise, Felipe e Renato fizeram uma defesa do trabalho taquigráfico. Conforme Denise, até a Organização das Nações Unidas (ONU) possui taquigrafia. “Além de máquinas, precisa ter pessoas que monitorem o serviço. O projeto da Mesa Diretora não pensou numa estrutura alternativa de funcionamento. Através da fé pública, o registro taquigráfico fica para a história. Os softwares possuem uma taxa de acerto de 85% a 90%, não garantindo conteúdo 100% fidedigno com o que foi dito”, observou a petista.

Na ótica de Renato, a extinção significa um caminho para a terceirização, no serviço público. Felipe destacou o sistema do Parlavox, premiado nacionalmente e desenvolvido em 2017, quando o emedebista presidiu a Casa.

Por outro lado, o vereador Alberto Meneguzzi/PSB, presidente da Câmara em 2018, quando foi gestado o PL 169/2018, sustentou que não haverá prejuízo de atividades. “Trata-se de uma modernização administrativa. O setor de Registros e Revisão de Anais se tornou obsoleto e sem função. Cinco taquígrafos e quatro revisores representam R$ 1 milhão por ano, em remunerações. Um funcionário precisa acumular múltiplas funções”, comentou o socialista.

A vereadora Paula Ioris/PSDB considerou necessário trazer ao setor público a modernização do ambiente privado. O vereador Rodrigo Beltrão/PSB defendeu a prevalência do interesse comum ao individual.

SUBSTITUTIVO 1/2020 DO PROJETO DE LEI 169/2018 (votação):

ADILÓ DIDOMENICO PSDB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Ausente

ARLINDO BANDEIRA PP Ausente

CHICO GUERRA REPUB Ausente

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

DENISE PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA PSB Sim

EDSON DA ROSA PP Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO TOIGO PDT Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO PÉRICO Sim

RAFAEL BUENO PDT Ausente

RENATO OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Presente

RODRIGO BELTRÃO PSB Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO UEZ PTB Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

EMENDA SUPRESSIVA AO SUBSTITUTIVO 1/2020 DO PROJETO DE LEI 169/2018 (votação):

ADILÓ DIDOMENICO PSDB Não

ALBERTO MENEGUZZI PSB Não

ALCEU THOMÉ PTB Ausente

ARLINDO BANDEIRA PP Ausente

CHICO GUERRA REPUB Ausente

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Não

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Não

DENISE PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA PSB Não

EDSON DA ROSA PP Não

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO TOIGO PDT Não

PAULA IORIS PSDB Não

PAULO PÉRICO Sim

RAFAEL BUENO PDT Ausente

RENATO OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Presente

RODRIGO BELTRÃO PSB Não

TATIANE FRIZZO PSDB Não

VELOCINO UEZ PTB Não

WAGNER PETRINI PSB Não

25/06/2020 - 17:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo