Voltar para a tela anterior.

Comissão divulga Dia de Conscientização da Violência Contra Idoso

Presidente do grupo parlamentar alerta sobre golpe e importância de denúncias


Instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é celebrado nesta segunda-feira (15/06).

Apesar da impossibilidade de atividades presenciais devido à pandemia, há ações em Caxias do Sul. A Comissão do Idoso da Câmara Municipal, a Secretaria Municipal da Saúde e o Conselho Municipal do Idoso aproveitam a data para reforçar o alerta sobre os casos de violência e os meios de denúncia. Inclusive, o tema foi pauta nesta manhã do programa da Tua Rádio São Francisco, com participação do presidente da comissão, vereador Felipe Gremelmaier/MDB, e da presidente do Conselho, Vanisse Zancan. A apresentação foi da jornalista Beverli Rocha. Gremelmaier destacou que, durante a quarentena, pessoas da terceira idade são alvo do Golpe do Motoboy. Se passando por bancários e motoboys, criminosos telefonam para a casa da vítima e tentam pegar seu cartão de crédito, sob argumento que ele foi usado por golpistas e deve ser recolhido. 

Conforme o departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, em 2019, a Secretaria da Saúde recebeu 167 notificações de violência contra os idosos. Destas, 102 foram por negligência, que é quando ocorre a omissão por familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social do idoso, tais como privação de medicamentos e descuido com a higiene e saúde. Em 2020, foram registradas 69 notificações, até o momento, sendo 29 por negligência.

Em Caxias do Sul, denúncias devem ser feitas pelos telefones da Brigada Militar (190), Disque Direitos Humanos (100) e Alô Caxias (156). Dúvidas podem ser encaminhadas à Comissão do Idoso (fone 3066.3898), ao Conselho Municipal do Idoso, Coordenadoria Municipal do Idoso, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Ministério Público.

Debates no programa Temática, na Tua Rádio

Dia 15 de junho (segunda)
Vanisse Zancan - Presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI)
Felipe Gremelmaier - Presidente da Comissão do Idoso da Câmara de Vereadores
Tema: Abertura da Semana de Conscientização da Violência contra o Idoso

Dia 16 de junho (terça)
Cristian Deon - Geriatra
Tema: Saúde do Idoso

Dia 17 de junho (quarta)
Délcio Agliardi - Professor
Tema: Estatísticas sobre o envelhecimento humano

Dia 18 de junho (quinta)
Laura Zaniol - Terapeuta ocupacional com especialização em gerontologia
Marieli Santos - Educadora Social e estudante de serviço social
Tema: A importância de fazer atividades para o corpo e a mente do idoso durante o isolamento

Dia 19 de junho (sexta)
Maria Luiza Bedin - Profª Ed. Física com especialização em gerontologia e coordenadora do Programa Conviver da SMEL
Tema: A importância do idoso se manter ativo e ter melhor qualidade de vida

 

Redator: Clever Moreira 

15/06/2020 - 11:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo