Voltar para a tela anterior.

Comissão de Segurança Pública conclui ciclo de reuniões voltadas à prevenção

Na manhã desta segunda-feira, foram apresentadas a Delegacia Online e ações de combate ao feminicídio


Um ciclo de três reuniões, para mapear formas de prevenção a crimes, em Caxias do Sul, foi concluído na manhã desta segunda-feira (1º/06), durante discussões da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social. Presidente do grupo parlamentar, a vereadora Paula Ioris/PSDB conduziu o encontro na sala das comissões da Casa. Os bate-papos deram sequência às chamadas caravanas de segurança e prevenção, pelas quais, em 2018 e 2019, as forças de segurança iam aos bairros.

De acordo com a presidente da comissão, as caravanas ficaram prejudicadas pelas restrições de aglomerações públicas, devido à pandemia da Covid-19. Com isso, segundo a vereadora Paula, os encontros tiveram a intenção de atualizar a comunidade sobre as políticas do setor, mantendo os vieses educativo e preventivo.

Em 11 de maio passado, houve a apresentação do novo modelo de policiamento comunitário, pelo comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Jorge Emerson Ribas de Lima. Em 18 de maio, ganharam ênfase as políticas transversais preventivas.

Desta vez, coube ao inspetor Maurício Braga, da 1ª Delegacia de Polícia Civil, detalhar o funcionamento da Delegacia Online (https://www.delegaciaonline.rs.gov.br/dol/#!/index/main). “Ela existe desde 2002. Começou para crimes comuns. Com o tempo, ganhou mais complexidade. Em funcionamento nas 24 horas de cada dia, o sistema permite ao cidadão se cadastrar, registrar ocorrências e garantir um acompanhamento mais ágil a casos diversos”, explicou.

Em seguida, a diretora de Proteção Social do município, Raquel Dessoti, explicou programas de proteção, incluindo coordenadorias e o programa Caxias da Paz. Ela atentou para o combate permanente ao racismo e feminicídio (assassinato de mulher). Explicou que, neste ano, houve um caso de feminicídio, no Bairro Montes Claros. “A vítima havia acessado o nosso serviço, em 2013. Agora, com outro parceiro, não estava em acompanhamento. Desde março, 211 mulheres nos procuraram, num total de 408 atendimentos. O cadastro de violência contra mulheres já registra 12 mil mulheres. A Secretaria Municipal da Segurança Pública existe desde 2006”, comentou Raquel.

A reunião teve transmissão ao vivo, pela TV Câmara (canal 16 da NET) e pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube). Internautas puderam enviar perguntas via WhatsApp ou nos comentários das lives. Também prestaram esclarecimentos o secretário municipal da Segurança Pública, Hernest Larrat dos Santos, o coordenador regional do Instituto Geral de Perícias em Caxias do Sul, Airton Kraemer, e a titular da Coordenadoria da Mulher, Vera Lúcia Prá Rech.

A iniciativa é da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social, presidida pela vereadora Paula Ioris/PSDB. Fazem parte do grupo parlamentar, ainda, os vereadores Adiló Didomenico/PSDB, Gladis Frizzo/MDB, Rodrigo Beltrão/PSB e Velocino Uez/PTB.

01/06/2020 - 16:57
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo