Voltar para a tela anterior.

Especialistas da Educação apresentam providências tomadas durante o Coronavírus

Tanto no Estado quanto no município, ainda não há definição da volta às aulas


Providências tomadas, durante a paralisação das aulas, nas redes estadual e municipal de ensino, por causa da Covid-19, foram discutidas em reunião pública da Comissão de Educação, realizada na tarde desta quarta-feira (06/05), na sala das comissões da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Tanto no Estado quanto na cidade, ainda não há definição de volta às aulas, interrompidas desde a metade de março passado. Pelas normas momentâneas, o acesso presencial seguirá restrito até o próximo dia 30 de maio.

O presidente do Conselho Municipal de Educação, Lucas Caregnatto, lamentou a falta de ações efetivas, na saúde nacional, levando ao quadro atual de pandemia. Esclareceu que estudo não presencial difere de educação a distância, por motivos pedagógicos.

A secretária municipal da Educação, Flavio Vergani, atentou que, num primeiro momento, trabalhou-se com materiais preparados, incluindo planos de aula e exercícios. Lamentou o fato de ainda não ser possível mapear o acesso das famílias caxienses à internet. “Ontem, lançamos o portal do estudante, cuja página conta com capacitação online aos professores, de modo que insiram materiais e possam fazer com que o conteúdo chegue a toda a comunidade escolar”, explicou.

De acordo com a secretária, o retorno às salas de aula precisará ser gradual, com menos horas letivas, metade do número de alunos por ambientes, entre outras possibilidades. Destacou as iniciativas integradas com diretores de colégios e professores, a partir de encontros periódicos, para aprimorar diretrizes pedagógicas.

A titular da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Viviani Devalle, alertou que qualquer movimento de retomada das aulas dependerá de determinações das autoridades sanitárias. Salientou que as aulas programadas garantiram vínculo escolar e aprendizado pedagógico. Também lastimou que a rede não possuísse estrutura de educação a distância. Mesmo assim, contou ter havido distribuição de material digital.

Em seguida, foi aberto espaço para o esclarecimento de dúvidas, quando se manifestaram os vereadores Alberto Meneguzzi/PSB, Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/PP, Elisandro Fiuza/Republicanos, Gladis Frizzo/MDB, Gustavo Toigo/PDT, Kiko Girardi/PSD, Paula Ioris/PSDB e Rafael Bueno/PDT. Além do vereador-presidente Paulo Périco/MDB, integram o grupo parlamentar os vereadores Alberto Meneguzzi/PSB, Edson da Rosa/PP, Kiko Girardi/PSD e Rodrigo Beltrão/PSB.

06/05/2020 - 21:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo