Voltar para a tela anterior.

Roberto Faleiro Martins é agraciado com o Prêmio Caxias do Legislativo

O administrador venceu a luta contra as drogas e foi homenageado em ato solene, na sede da Patna


O administrador Roberto Faleiro Martins é o mais novo agraciado com o Prêmio Caxias do Sul, outorgado pelo Legislativo caxiense. O ato solene foi realizado na noite desta terça-feira (10/03), na sede da Pastoral de Apoio ao Toxicômano Nova Aurora (Patna), onde o homenageado venceu a luta contra as drogas e segue atuando em cargos de coordenação. A indicação coube ao vereador Rodrigo Beltrão. O presidente da Patna, Euclides Sirena, prestigiou a homenagem.

Como proponente, Beltrão fez o pronunciamento em nome da Câmara Municipal. Destacou que atuar na Patna significa praticar o verdadeiro amor, capaz de transformar o mundo. “O legado de Roberto é grande. Recuperou-se do perverso mundo das drogas. O ponto de virada foi o ano de 1995. A partir de 1996, ele passou a atuar na prevenção ao consumo de entorpecentes, no auxílio a muitas pessoas”, exaltou o vereador.

Depois de receber do Beltrão a premiação, Martins também se pronunciou. Admitiu ter sofrido um lapso de cinco anos, na memória, devido à dependência química. Conforme ele, foi a sua filha, Raíra, quem o motivou a nunca mais consumir bebidas alcoólicas.

Uma das entusiastas do trabalho da Patna, Maria de Lurdes Grison, a Lurdinha, recebeu agradecimentos de Martins salientou que, ao homenageá-lo, a Câmara dá visibilidade à Pastoral. Ressaltou que o grupo de voluntários segue focado na missão de Deus, para ajudar ao próximo, com vida em abundância, frente à opção de morte das drogas.

Martins nasceu em 28 de fevereiro de 1971 e residiu em Charqueadas até o ano de 1995. Aos nove anos, o contato com as drogas o fez trilhar um caminho desconhecido. No ano de 1995, decidiu mudar de vida e iniciar um tratamento para dependência química na Pastoral de Apoio ao Toxicômano (Pacto), em Viamão/RS. Em de abril de 1996, conseguiu se inserir no mercado de trabalho exercendo a profissão de metalúrgico na cidade de Charqueadas/RS.

Em agosto do mesmo ano, recebeu um convite de Paulo Mello para trabalhar na Patna de Caxias do Sul, entidade para a qual tem se dedicado muito. Martins é formado em Administração e também já coordenou e ajudou na implementação do Creas Pop Rua - Centro de Referência Especializada de Assistência Social em População de Rua em Caxias do Sul.

O Prêmio Caxias do Sul foi instituído pelo decreto legislativo 186/A, de 8 de setembro de 2006, a partir da iniciativa dos ex-vereadores Francisco de Assis Spiandorello e Getulio Demori. É outorgado a pessoas ou entidades, locais ou de outros municípios, que se destaquem por serviços prestados à comunidade caxiense, nos mais diferentes campos de ação.

10/03/2020 - 21:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo