Voltar para a tela anterior.

Aprovada a criação do Dia Municipal do Yoga em Caxias do Sul

A autoria do texto é da vereadora Denise Pessôa/PT e agora seguirá para sanção ou veto do Executivo


Os vereadores caxienses acolheram, por maioria (16x1), nesta quinta-feira (05/03), a proposta de instituir na cidade o Dia Municipal do Yoga a ser lembrado anualmente no dia 21 de junho. Assinado pela vereadora Denise Pessôa/PT, o projeto de lei 71/ 2019 segue para sanção ou veto do prefeito Flávio Cassina/PTB. É um texto que contém substitutivo, o qual apenas corrigiu um erro de grafia no esboço inicial e foi aceito. “Estamos falando de uma prática milenar de promoção à saúde e uma política pública séria e necessária”, frisou Denise, que fez questão de ocupar a tribuna antes da apreciação final da matéria.

Na argumentação da exposição de motivos, a petista ressalta que a data foi inspirada no Dia Internacional do Yoga (Resolução 69/131, da ONU), oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua 69ª assembleia geral. A comemoração, definida no dia 11 de dezembro de 2014, recebeu a mais alta taxa de aprovação até então registrada em uma assembleia da ONU, com 175 nações votando de forma favorável, informa Denise.

De acordo com a vereadora, a adoção da data procura conscientizar as pessoas sobre os benefícios do ioga, considerada “prática ancestral, nascida na Índia e que visa à ampliação da consciência e da espiritualidade”. Entre os benefícios, favorece a saúde global, enquanto um objetivo a ser desenvolvido a longo prazo e requer a cooperação internacional por meio do intercâmbio de melhores práticas que visem a construção de um melhor estilo de vida individual.

Quanto ao dia 21 de junho, Denise esclarece que marca o solstício de verão no Hemisfério Norte, sendo o dia mais longo do ano neste hemisfério e tem significado especial em muitas partes do mundo.

“Na perspectiva do yoga, o solstício marca a transição para o Dakshinayana (deusa hindu Sati). Além disso, a primeira lua cheia após o solstício é chamada de Guru Poornima, onde é celebrado o Guru Purnima Puja (ritual em que são homenageados os gurus, que são os transmissores do conhecimento do yoga)”, ensina Denise.

Ela acrescenta que, de acordo com a tradição yogi, a primeira transmissão do conhecimento do yoga foi feita nesse dia por Shiva, o primeiro guru. O solstício também é considerado um período especial quando as influências cósmicas tornam favoráveis às práticas espirituais.

"Ao instituir o Dia Municipal do Yoga em nossa cidade, estaremos ajudando nossos cidadãos e cidadãs a fazerem escolhas mais saudáveis e seguirem padrões de vida que promovam a boa saúde”, confia a parlamentar.

A vereadora Paula Ioris/PSDB elogiou a iniciativa e se colocou favorável por entender que essas datas podem auxiliar as pessoas a debaterem mais sobre o autoconhecimento. Denise Pessôa aproveitou a oportunidade para também informar que participa de um grupo que trata das Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (Pics) e a yoga é uma dessas práticas. Segundo a vereadora, o assunto foi levado ao atual secretário municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, que se colocou disposto a pensar a inclusão de mais dessas práticas na estrutura local.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE SUBSTITUTIVO nº 1/2019 contido no PROJETO DE LEI nº 71/2019

Vereador - Partido - Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ADRIANO BRESSAN MDB Não

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Não Votou

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Não Votou

EDSON DA ROSA MDB Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Não Votou

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA REPUB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Não Votou

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Presente

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Não Votou

TATIANE FRIZZO SOLID Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

05/03/2020 - 12:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo