Voltar para a tela anterior.

Comissão de Segurança e Uniftec apresentam projeto de aprendizagem profissional a entidades empresariais

Serão oferecidas seis modalidades de cursos


Em uma segunda etapa do projeto da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social (CSPPS), realizado em parceria com a Uniftec  que desenvolve um produto dentro da aprendizagem profissional , ocorreu uma nova reunião na última terça-feira (03/03). A vereadora Paula Ioris/PSDB, presidente da CSPPS, convidou representantes de entidades empresariais para que conhecessem o trabalho e multiplicassem a ideia entre seus associados. Participaram representantes do Simecs, Microempa, CDL, ADCE e Trinopolo.

Na primeira parte da reunião, foram apresentados os seis cursos que serão oferecidos pela Uniftec, todos abrangendo competências pessoais, tecnológicas e profissionais.
“A aprendizagem profissional tem o objetivo de formar mão de obra qualificada e técnica. Porém, a formação humana, de cidadania, abordando questões como a ética, não pode ficar de fora, especialmente se tratando dos jovens. Os cursos elaborados aqui contemplam os dois âmbitos da formação”, avalia a vereadora Paula.

Este projeto é uma ação localizada dentro do pilar da prevenção, nas atividades da Comissão de Segurança. A formação de mão de obra na área da tecnologia, além de auxiliar as empresas a cumprirem a legislação, supre uma lacuna de mão de obra especializada. No entanto, o principal objetivo é amparar jovens em situação de vulnerabilidade, fornecendo formação e renda. O desenvolvimento do projeto vem sendo acompanhado pela coordenadora da aprendizagem profissional e auditora fiscal do trabalho do Ministério da Economia, Denise Brambilla.

As modalidades são agente administrativo, operador de comércio, operador de tecnologia da informação, operador industrial em edificações, mecânico de manutenção de máquinas industriais e auxiliar de criação e confecção de moda. Após a apresentação, os presentes conheceram a estrutura onde as aulas serão ministradas. São necessárias ainda algumas adequações.

A coordenadora da aprendizagem profissional ressaltou ainda aos representantes das entidades que não somente as empresas que precisam cumprir cota pela legislação podem participar do programa.

O vereador Adiló Didomenico/PTB, integrante da Comissão, também esteve presente na reunião. Além dele e da presidente Paula, integram a CSPPS os vereadores Gladis Frizzo/MDB, Rodrigo Beltrão/PT e Velocino Uez/PDT.

*Redação: Bibiana Ribeiro Mendes

04/03/2020 - 10:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo