Voltar para a tela anterior.

Comissão de Segurança vai realizar reuniões bimestrais com representantes de bairros, BM e Secretaria de Segurança

Ação pretende consolidar parceria entre comunidade e forças de segurança


O Policiamento Comunitário é um tema recorrente nas ações da Comissão de Segurança e Proteção Social (CSPPS) da Câmara de Vereadores. No ano passado, foi realizada uma Audiência Pública sobre o assunto, onde representantes de diversos bairros pediam a manutenção e ampliação deste formato. Nesta quinta-feira (20/02), foi realizado um encontro sobre o tema para buscar alternativas, já que policiamento no formato anterior, em que os policiais moram nos bairros em que atuam, não é mais possível. Porém, a filosofia do policiamento comunitário permanece, e é utilizada associada a outras formas de atuação da segurança, como com a tecnologia, por exemplo. A vereadora Paula Ioris, presidente da CSPPS, explica que também foram definidos encaminhamentos que auxiliarão na atuação nos bairros e na comunicação entre comunidade e forças de segurança.

“Vamos realizar a cada dois meses encontros entre os representantes dos bairros, a nossa comissão, a Brigada Militar e a Secretaria de Segurança. Vamos trocar informações, trazer demandas pontuais e fazer um acompanhamento de indicadores”, explica a vereadora Paula Ioris/PSDB.

Também serão compartilhados com o grupo contatos das viaturas-base da BM das áreas leste e oeste e da Guarda Municipal.

“A partir de março iremos retomar as patrulhas comunitárias com as viaturas”, complementa o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Jorge Emerson Ribas.

O empresário Elvio Gianni, representante de um grupo de 35 lideranças de bairros, salientou que não é mais possível pensar em policiamento comunitário sem o envolvimento efetivo das pessoas da comunidade. “Essas ações que buscamos não são somente para os bairros representados aqui. É para toda a cidade”, salienta.

A atuação da Guarda Municipal também tem sido muito mais efetiva e reforça o trabalho de policiamento ostensivo em Caxias. Estão sendo feitas operações periódicas chamadas Nômade Cerca Caxias, em parceria com outras forças de segurança.

“É um trabalho integrado que envolve a Guarda, a BM, o IGP e mais recentemente os Bombeiros e a Secretaria de Urbanismo”, relata o secretário de Segurança, Hernest Larrat dos Santos.

As viaturas da Guarda também irão atuar fazendo patrulhamento nos bairros e não só ficando em pontos fixos da cidade.

Também integram a CSPPS os vereadores Adiló Didomênico/PTB, Gladis Frizzo/MDB, Rodrigo Beltrão/PT e Velocino Uez/PDT.

*Redação: Bibiana Ribeiro Mendes

21/02/2020 - 08:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo