Voltar para a tela anterior.

Dia de Luta contra a AIDS é neste domingo

A data tem como objetivo conscientizar sobre prevenção, cuidados e combater a discriminação


Este domingo, 1º de dezembro, é o Dia Internacional da Luta contra a AIDS. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre uma das doenças que mais têm crescido nos últimos anos, no mundo todo. Outra finalidade é informar sobre sintomas, prevenção, os perigos e combater o preconceito contra os portadores do HIV, o vírus humano de imunodeficiência.

O dia de combate à AIDS foi criado em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em uma assembleia, realizada na Organização das Nações Unidas (ONU). O governo brasileiro, através do Ministério da Saúde, promove campanhas de apoio ao Dia Internacional de Luta contra a AIDS, desde 1988.

A AIDS pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais, sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas. Ao contrário do que muitos pensam, beijo de língua, abraços ou contatos com a pele da pessoa portadora do HIV não transmitem a doença.

Em Caxias do Sul, o Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS (SAE) realiza ações de prevenção e tratamento, para pessoas que convivem com a doença. Presta atendimento por meio de uma equipe de profissionais de saúde composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, entre outros. O serviço é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Para quem quiser fazer os testes rápidos, basta comparecer à UBS mais próxima da sua residência.

29/11/2019 - 18:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo