Voltar para a tela anterior.

Felipe Gremelmaier destaca trabalho da Secretaria de Turismo de São Luis-MA

Ele defendeu que as atividades realizadas pela pasta devem ser tomadas como exemplo a ser seguido


O trabalho realizado pela Secretaria de Turismo de São Luis-MA pautou o pronunciamento do vereador Felipe Gremelmaier/MDB, na sessão desta quinta-feira (12/09). Ele participou da Conferência Municipal de Turismo de Caxias do Sul, na última terça-feira (10/09), onde prestigiou palestra da secretária Socorro Araújo, que chefia a pasta na capital maranhense.

Gremelmaier pontuou que o Maranhão viveu por décadas sob o domínio da família Sarney, contudo, em São Luis, era derrotada nas eleições. Isso, acrescenta o parlamentar, teria afastado a cidade do debate turístico, o que só foi possível a partir da troca de governo.

O parlamentar repercutiu os motivos, expostos por Socorro Araújo, para que São Luis crescesse como polo turístico, através da valorização da cultura local, de parcerias público-privadas e da união com outros municípios vizinhos. Além de promover a culinária como atrativo turístico, o município revitalizou centros históricos e disponibilizou espaços públicos para que os moradores apresentem suas tradições e costumes.

De acordo com o emedebista, essas medidas proporcionaram um aumento de 20,7% na rede hoteleira daquele município e 106% de crescimento na procura de passagens aéreas. A secretaria maranhense declarou que a atração de turistas se dá por políticas públicas de diálogo com o empresariado, população e valorização da gastronomia. Ela ainda frisou que o prefeito local facilita e colabora com seu trabalho, e não se furta de parcerias com cidades vizinhas.

No entendimento de Felipe Gremelmaier, a gestão do turismo em Caxias do Sul anda na contramão de tudo o que foi explanado na palestra pela secretária. Em aparte, Velocino Uez/PDT corroborou com o parlamentar e citou o exemplo da Praça de Galópolis que, segundo ele, carece de reformas e atenção do poder público. Paulo Périco/MDB, que também esteve na conferência, justificou não ter feito perguntas à secretaria para não constranger Caxias do Sul, que, na sua ótica, deprecia as questões turísticas.

Relembrando de 2009, quando presidiu o Legislativo caxiense e esteve em São Luis, na entrega do título de Capital Brasileira da Cultura, já que Caxias o ostentou no ano anterior, Elói Frizzo pôde conhecer os casarões maranhenses, hoje reformados. O socialista ainda pontuou que a questão turística recebeu a devida atenção na elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), o qual se encontra em trâmite no Parlamento caxiense. 

12/09/2019 - 13:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo