Voltar para a tela anterior.

Humanização da amamentação ganha ênfase em seminário da Procuradoria da Mulher

Na noite da última quinta-feira, especialistas e mães debateram como estimular a prática, envolvendo os pais também


Humanizar a amamentação e envolver pais e mães no contexto do ato foram os principais objetivos do seminário “Empoderar Mães e Pais: Favorecer e Amamentação”. Uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara Municipal de Caxias do Sul, tendo à frente a vereadora Denise Pessôa/PT como procuradora, o evento aconteceu na noite da última quinta-feira (29/08), no auditório do Bloco H, da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Também fazem parte da PEM as vereadoras Gladis Frizzo/MDB, Paula Ioris/PSDB e Tatiane Frizzo/SD.

Na mediação dos painéis, a vereadora Denise, que deu à luz Eduardo recentemente, enfatizou os benefícios da amamentação, para a saúde do bebê e para a relação entre mãe e filho. Médica pediatra, Maira Ester De Carli salientou o papel desse profissional, no apoio e no incentivo do ato de amamentar. Conforme Maira, estudos dão conta de que mortes de crianças e mães, a cada ano, poderiam ser evitadas por meio da universalização da amamentação.

A fonoaudióloga Larissa Simon procurou apontar para orientações equivocadas de obstetras a lactantes, como não oferecer o seio à noite ao bebê, para garantir sono contínuo. Reivindicou um banco de leite, em Caxias, em estímulo à doação.

De acordo com Larissa, três em cada cinco bebês não são amamentados na primeira hora de vida. Disse que apenas 38% dos recém-nascidos são amamentados só com leite materno, nos primeiros seis meses. Atentou para o atraso de políticas públicas, que só propiciam licenças-maternidade de quatro meses, enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda os seis meses de amamentação exclusiva.

Enquanto isso, a psicóloga Nelci Maria Schiavo Lins alertou para o que chamou de fracassos da amamentação. “Não consegui amamentar por mais de 20 dias, com exclusividade, os meus dois filhos. Precisei de complementação alimentar. Tinha problemas com prolactina”, lamentou. Ela explicou que a mulher necessita de apoio motivacional do parceiro e de pessoas próximas, para manter a amamentação. Pediu atenção aos riscos da depressão paterna.

30/08/2019 - 16:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo