Voltar para a tela anterior.

Vereador Assis despede-se da Câmara de Caxias do Sul para ser deputado federal

Ele será substituído pelo petista Clauri Flores, 1º suplente da coligação PT/PCdoB/PMN/PSL


A última sessão ordinária da Comissão Representativa da Câmara Municipal de Caxias do mês, nesta terça-feira (25/01), ficou marcada pela despedida do vereador Assis Melo/PCdoB. A partir de 1º de fevereiro, ele passará a ser deputado federal. Ele foi prestigiado por cerca de 150 pessoas. Na História da Casa, apenas o ex-vereador Nadyr Rossetti/PTB (nome do Plenário), da Legislatura de 1964-1968, havia percorrido o caminho direto, do Legislativo Caxiense ao Federal.

Desde a tribuna, em tom emocionado, Assis prometeu defender o fim do fator previdenciário e a diminuição da carga horária de trabalho, de 44 para 40 horas semanais, mas sem redução de salário. Destacou que também trabalhará pela revisão da tabela do imposto de renda, a fim de que o trabalhador seja isento do valor da alimentação descontado na folha de pagamento.

O parlamentar lembrou a sua trajetória, sobretudo, a atuação como metalúrgico, de cujo sindicato é presidente em Caxias. No âmbito partidário, atribuiu o desenvolvimento de lideranças, no PCdoB, ao ex-presidente da Casa Deo Gomes (2004), também presente à sessão. Ressaltou, ainda, que o seu colega de bancada, Renato Oliveira, deverá prosseguir na defesa dos direitos do trabalhador. A manifestação recebeu o apoio de Renato.

Ele pediu a todos que derrubem veto recente do prefeito José Ivo Sartori a projeto de lei de sua autoria. Aprovada por unanimidade, em sessão ordinária, a matéria obriga as empresas a se responsabilizarem pela lavagem de uniformes, no caso de profissionais que executem funções insalubres.

Em meio a cumprimentos diversos, o vereador Gustavo Toigo/PDT adiantou que proporá votos de congratulações e louvor ao futuro deputado federal. Para ele, Assis tem demonstrado coerência política como parlamentar.

Na mesma linha, Rodrigo Beltrão/PT enfatizou a articulação e o ímpeto do comunista em debates nacionais. Mauro Pereira/PMDB, que presidiu a sessão, frisou a maturidade política do colega que se despede. Essas colocações receberam o apoio de Arlindo Bandeira/PP e Renato Nunes/PRB.

Após a renúncia de Assis, prevista para 31 de janeiro, o 1º suplente da coligação PT/PCdoB/PMN/PSL, Clauri Flores/PT, será convocado imediatamente. A partir da notificação, o petista terá 15 dias para tomar posse, na 15ª Legislatura da Casa (2009-2012), como prevê a Lei Orgânica do Município (art. 60).

Nas eleições de outubro passado, Assis somou 47.141 votos para deputado federal, pela coligação PR/PSB/PCdoB. No pleito de 2008, com 8.399 votos, em 1º mandato, o comunista tornou-se o vereador mais votado da História de Caxias.

A posse de Clauri acarretará ampliação da bancada do PT para cinco vereadores. A do PCdoB, porém, ficará reduzida a um parlamentar. Na eleição municipal de 2008, o 1º suplente somou 2.948 votos.

Durante a sessão ordinária, Assis foi homenageado mediante a entrega de placa, por Nestor Alves Borges, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Asseio, Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes de Caxias do Sul.

25/01/2011 - 19:44
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo