Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno participa de audiência sobre atribuições da Guarda Municipal e se solidariza com servidores

Comissão de Segurança do Legislativo propôs reunião para discutir demandas da categoria


O vereador Rafael Bueno/PDT participou na noite desta terça-feira (27/08) de uma audiência pública sobre atribuições da Guarda Municipal (GM) promovida pela Comissão de Segurança Pública e Proteção Social (CSPPS) do Legislativo. O parlamentar classificou como grave a falta na reunião do titular da pasta municipal de Segurança, Ederson de Albuquerque Cunha, reiterou críticas à falta de gestão na área da segurança do governo do prefeito Daniel Guerra e defendeu que a Comissão encaminhe um projeto de lei referente regulamentando as atribuições da GM, conforme rege a Lei Federal 13.022/2014.  

Em sua manifestação, Bueno discordou da possibilidade levantada na audiência de convocar o secretário para se posicionar durante uma sessão da Câmara - essa é uma prerrogativa do Legislativo, de chamar secretários para se manifestar e responder a questionamentos em plenário. O pedetista levantou uma questão de ordem ao final da audiência e justificou:

"Estamos desde 2018 tentando intermediar diálogo entre a Guarda Municipal e a prefeitura, mas isso não ocorre. Então, sugiro que façamos audiências públicas e que se encaminhe uma lei para regulamentar a atuação da Guarda. Acho que o secretário da Segurança não deve ser convocado porque se ele tivesse algo a dizer estaria aqui nesta noite, mas não teve coragem de encarar vocês, integrantes da Guarda. O que vocês viram aqui foi a palavra do secretário da Segurança de Novo Hamburgo (Roberto Jungthon), por exemplo, que mostra a cara."

Bueno também justificou sua vinda ao plenário, mesmo não sendo integrante da Comissão da Segurança:

"Estou aqui como cidadão e vereador, fiscalizando o Executivo e tentando fazer ecoar a voz dos guardas municipais. Eles não querem jeitinhos nem regalias. Querem é condições de trabalho, coletes e fardas em bom estado, armamento, trabalhar em paz. Mas o que ocorre é que na verdade essa prefeitura está acabando com a Guarda Municipal e abrindo sindicância contra os servidores por qualquer motivo, provocando prejuízos à população", destacou pedetista. 

28/08/2019 - 13:55
Gabinete do Vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo