Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo participa da inauguração do Museu do Território, em Galópolis

Atrativo é composto por 15 pontos, entre cenários naturais e edificações históricas


O vereador Gustavo Toigo/PDT participou da inauguração do Museu do Território – O Caminho da História, em Galópolis, uma realização do Instituto Hércules Galló. A solenidade ocorreu no sábado (17/08), em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, que faz parte dos atrativos.

São 15 pontos do patrimônio material e imaterial da comunidade, incluindo cenários naturais e edificações históricas. Totens explicativos foram instalados junto a cada um dos locais.

“Este é um importante passo para consolidar Galópolis como atrativo turístico de Caxias do Sul. É uma localidade bela e cheia de história, em que a comunidade tem papel importante na preservação histórico-cultural. Nosso município ganha muito com essa novidade”, salienta o pedetista.

O Museu de Território é composto pelos casarões pertencentes à família de Hércules Galló, Escola Ismael Chaves Barcelos, Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, Praça, Vila Operária, Cooperativa de Consumo, Arroio Pinhal, Cascata Véu de Noiva, Árvore das Garças, Cine Operário, Lanifício São Pedro (Cootegal), Armazém Basso, Casa Straglioto, Círculo Operário Ismael Chaves Barcelos e Sindicato dos Trabalhadores da Fiação e Tecelagem (sede antiga, na BR-116).

Os idealizadores do Museu são o empresário José Galló, o arquiteto Renato Sólio e a museóloga Tânia Tonet, que faleceu em 2018, mas havia realizado todo o trabalho de pesquisa. Tânia recebeu o título de Cidadã Caxiense proposto por Toigo em 2016.

A data da inauguração também marcou o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. 

19/08/2019 - 15:20
Gabinete do Vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo