Voltar para a tela anterior.

Velocino Uez demonstra preocupação com rumos da Feira do Agricultor

Parlamentar cobrou auxílio do poder público aos pequenos produtores rurais


A Feira do Agricultor de Caxias do Sul foi o tema do grande expediente do vereador Velocino Uez/PDT, na sessão desta quarta-feira (14/08). Ele relatou que tem recebido ligações de agricultores com receio de, a partir do próximo mês, poderem vender apenas hortifrutigranjeiros e produtos de agroindústrias. O pedetista declarou não saber até onde essas informações têm fundamento, entretanto, disse que se reunirá com representantes da Secretaria Municipal de Agricultura para averiguar o caso. 

Segundo Uez, tal possibilidade é grave e afetaria os pequenos agricultores familiares que dependem de suas produções para sobreviver. Sugeriu que a administração municipal crie critérios para que os produtores possam buscar recursos para produzir alimentos, pois, hoje, não têm condições de produzir em grande escala.

O parlamentar discorreu ainda sobre outras dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais. Conforme Uez, se não houver políticas públicas que deem condições de produção a quem vive na agricultura, haverá saída dos jovens do campo. Poderá, em sua ótica, ocorrer aumento do poderio do setor mercadista e consequente aumento dos preços. Finalizou comprometendo-se em seguir vigilante ao tema. 

Para Adiló Didomenico/PTB e Arlindo Bandeira/PP, são necessários maiores incentivos e condições de trabalho para os agricultores. O petebista ainda repercutiu que está tentando, junto ao vice-governador Ranolfo Vieira Junior/PTB, uma audiência pública na Secretaria de Agricultura.  

No entendimento de Alceu Thomé/PTB, as feiras são as saídas encontradas pelos agricultores que não têm condições de montar o próprio negócio. Disse que sempre agiu em favor da categoria, que presta um serviço público para a comunidade. Presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Ricardo Daneluz/PDT, colocou a pasta à disposição desses trabalhadores, e observou que os agricultores que participam da feira são os que mais precisam.

 

14/08/2019 - 12:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo