Voltar para a tela anterior.

Vereadores comentam sobre o aumento da violência em Caxias do Sul

Eles defenderam maior rigor das autoridades policiais na resolução de crimes o aumento do efetivo policial


A insegurança, em Caxias do Sul, gerou debate quanto a maior rigor na resolução de crimes e aumento do efetivo policial da cidade. O vereador Gustavo Toigo/PDT foi quem propôs a discussão, na sessão ordinária representativa desta terça-feira (11). Ele comentou que, na última quarta-feira, reuniu-se com o secretário estadual da Segurança Pública, Airton Aloísio Michels, em Porto Alegre.

Ele disse que entregou ao secretário um ofício reivindicando o aumento imediato do efetivo de policiais civis na cidade e a construção de uma delegacia especializada em homicídios e de proteção à pessoa. Segundo o parlamentar, já foi doada a área no bairro Jardim América, para esse fim, e aprovado o projeto de construção, que está em fase final de licitação. Quanto ao número de policiais, ele alertou haver defasagem de 100 profissionais. Por isso, solicitou a contratação imediata de 30 agentes para o município.

Lembrou, ainda, que esses pedidos já haviam sido feitos em fevereiro de 2009, quando fora entregue um documento assinado pelos 17 vereadores da Câmara à então governadora do estado, Yeda Crusius, contendo mais seis reivindicações. Entre elas, o aumento do número de viaturas, melhorias na descrição das perícias e a construção de um novo albergue.

Toigo também lamentou o aumento diário do número de homicídios e latrocínios na cidade. Segundo ele, a média de 35 mortes a cada 100 mil habitantes comprova que Caxias vive um estado de violência endêmica.

Na sequência, Elói Frizzo/PSB elogiou a iniciativa do colega. O vereador Renato Nunes/PRB também aproveitou a oportunidade para comunicar que a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa, da qual é presidente, vai pleitear, junto ao governo do estado, uma delegacia especializada no combate ao narcotráfico. O objetivo é atender toda a região da Serra, afirmou.

Enquanto isso, Ari Dallegrave/ PMDB sustentou que Caxias já está enquadrada como uma cidade violenta e que, portanto, precisa receber tratamento diferenciado por parte dos órgãos de segurança. Criticou a facilidade para libertação de apenados, nos presídios, em função da falta de espaço para todos, e a morosidade em se resolverem os casos de crimes.

Por outro lado, Mauro Pereira/PMDB elogiou o trabalho da Brigada Militar em Caxias do Sul. Salientou relatório do 12°BPM. De acordo com o documento, a BM prendeu 2.943 pessoas em 2010. Além disso, mais de 42% das ocorrências de homicídios estão vinculadas ao envolvimento com drogas e 80% das vítimas têm antecedentes criminais. Os policiais também recuperaram 1.546 veículos ano passado. Detalhou que foram aprendidas 249 armas de fogo e 1.514 veículos, fiscalizados.

11/01/2011 - 20:10
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo