Voltar para a tela anterior.

Mauro Pereira defende a posse responsável de animais

Um programa da Secretaria Municipal da Saúde prevê a castração e a colocação de chips nos animais


O vereador Mauro Pereira/ PMDB ocupou a tribuna na sessão representativa desta terça-feira (11), para comentar sobre o programa que trata da posse responsável de animais, lançado pela Secretaria Municipal da Saúde, na tarde de hoje. A iniciativa pretende reduzir as chances de transmissão de zoonoses (doença animal), por meio da colocação de um chip na pele de cães e gatos. Desde dezembro do ano passado, mensalmente, tem sido implantado 700 dispositivos do gênero nos animais que tenham proprietário.

O parlamentar elogiou a medida e alertou que os donos precisam ter responsabilidade sobre os animais que adotam. Além da chipagem, a secretaria também fará a castração dos bichos. Entre 2008 e 2010, o número médio de esterilizações mensais saltou de 400 para 700. Ano passado, foram castrados 5.479 caninos e 4.643 felinos.

Conforme Mauro, o maior mérito da iniciativa passa por compartilhar as responsabilidades, com relação ao cuidado animal. O vice-presidente da Casa lembrou que, pelo microchip, a secretaria terá maiores condições de localizar casos de maus-tratos a cães e gatos.

Para dar sequência ao programa, já existe um comitê instalado junto à Secretaria da Saúde, do qual a Câmara faz parte, ao lado do Ministério Público, de organizações não governamentais e outros órgãos.

Quem estiver interessado em castrar ou colocar o chip em seu animal pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental do município. O endereço: Rua Ernesto Alves, 1.922. Outras informações: Alô Caxias (serviço de ouvidoria da prefeitura), pelo (54) 3218-6000.

11/01/2011 - 20:08
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo