Voltar para a tela anterior.

Comissão de Saúde e Meio Ambiente realiza vistorias no Canil Municipal após receber denúncias

As denúncias envolvem infestações de ratos, no abrigo, e a confirmação de um funcionário do local ter contraído leptospirose


As infestações de ratos, no Canil Municipal de Caxias do Sul, e a confirmação de um funcionário do local ter contraído leptospirose foram os principais motivos que levaram os vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) a realizar vistorias, na sede do abrigo, na tarde desta quinta-feira (04/07). Os vereadores Renato Oliveira/PCdoB (presidente da CSMA), Tatiane Frizzo/SD e a assessoria do vereador Felipe Gremelmaier/MDB e da comissão realizaram a inspeção com o acompanhamento da veterinária e responsável técnica, Michele Andrade, e do coordenador do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Paulo César Rodrigues dos Santos. O líder do governo, vereador Renato Nunes/PR, também acompanhou a visita.

De acordo com a veterinária, foram solicitados raticidas em outubro de 2018, que vieram a chegar em abril deste ano, com a validade vencida. Não foi elaborado um plano de infestação de ratos, com a devida aplicação dos venenos, o que deveria ocorrer de três em três meses. Foram colocados pesticidas comuns diretamente nas tocas, o que coloca em risco a saúde dos cachorros e gatos.

A comissão teve informações de que não é possível levar diretamente os animais ao canil. A entrada ocorre somente por meio de um protocolo de denúncias formulada no site da Prefeitura. Atualmente, são 890 cachorros e 50 gatos abrigados no espaço ,que fica localizado em São Virgílio da 6ª Légua.

Apesar de microchipados, nem todos os animais estão vacinados. Os que precisam de tratamento recebem os cuidados dentro do próprio canil. Para os casos de procedimentos cirúrgicos, é feito um encaminhamento com parceria da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

A comissão foi informada que, na cozinha, onde os funcionários realizam as refeições, havia armazenamento de rações e a frequência de roedores. Atualmente, 18 pessoas trabalham no canil: 13 de uma empresa terceirizada, duas da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), dois veterinários e um estagiário.

O vereador-presidente da comissão destacou a situação precária das pessoas que atuam no espaço. “A comissão retornará para o canil, para verificar a iluminação, que só tem no corredor principal, e a existência de apenas um banheiro para todos”, afirmou.

Os representantes que guiaram a visita garantiram que, em até 20 dias, a reforma, na parte elétrica do canil, estará pronta. Veículos de imprensa que estavam acompanhando a comissão não foram autorizados a entrar no canil e tiveram que aguardar do lado de fora, para conversar com os vereadores, após a vistoria. Inclusive os profissionais de Jornalismo da TV Câmara Caxias e da assessoria de Comunicação da Casa foram barrados de entrar no recinto. Os vereadores Felipe Gremelmaier/MDB, Paula Ioris/PSDB e Rafael Bueno/PDT também compõem o grupo parlamentar.

04/07/2019 - 19:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Gustavo Tamagno Martins

Ir para o topo