Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno ouve reivindicações de idosos do projeto Conviver

Participantes temem que atividades sejam esvaziadas com saída do ginásio do Vascão


O vereador Rafael Bueno/PDT conversou na manhã de hoje (24/06) com cerca de 100 idosos integrantes do projeto Conviver, que se reúnem toda segunda-feira para a prática de exercícios e atividades de lazer no ginásio do Vascão, localizado no bairro  Pio X e gerenciado pela prefeitura. O município tem sinalizado que eles deverão deixar o local e indica que os encontros passem a ser realizados no ginásio da Igreja do Pio X, porém terão cada participante terá que pagar R$ 5 como mensalidade, valor que não é cobrado atualmente. O secretário do Esporte e Lazer, Daniel Bianchi, estava na reunião e disse que irá estudar a manutenção das atividades no atual ginásio e também comentou que a estrutura do secretaria será levada para o Vascão para economizar com aluguel.

Todos os participantes disseram que não querem deixar o ginásio do Vascão, pela proximidades das residências e por já estarem ambientados ao local. Eles mesmo tem feito limpeza quando o piso fica molhado devido às goteiras do telhado. A prefeitura diz que vai consertar o telhado, mas não definiu prazo para isso ocorrer.
  
Bueno ponderou que o município não deveria cobrar dos idosos e que o pedido deles para ficarem no Vascão tem que ser levado em conta já que contribuíram a vida toda com impostos ao município.

"Se a prefeitura alega que vai economizar com aluguel, então por qual motivo passará a cobrar dos idosos?", questionou, dizendo que o programa funciona há mais de 10 anos sem nunca os participantes terem sido cobrados.

Os idosos, a ampla maioria mulheres, temem que o projeto acabe sendo esvaziado com a mudança de local e que mais cobranças venham a ser feitas com o passar do tempo, além de não terem a garantia de que o trabalho terá continuidade em outro lugar.

"Quem nos garante que o projeto será mantido? Começam querendo nos cobrar e logo adiante virão outras solicitações, com certeza", ponderou Jurema
Barbosa Cardoso, participante desde o começo das atividades.

24/06/2019 - 14:24
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo