Voltar para a tela anterior.

Alberto Meneguzzi sugere que Comissão de Saúde promova reunião para tratar sobre plano de inverno

Para o vereador, UPA Zona Norte não tem condições de atender toda a demanda; nove funcionários foram demitidos


O vereador Alberto Meneguzzi/PSB encaminhou, na manhã desta segunda-feira (03/06), ofício ao presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, Renato Oliveira/PCdoB, na qual sugere a realização de um encontro para tratar sobre o plano de inverno para a saúde dos caxienses. No documento, ele especifica que o convite seria destinado ao secretário da Saúde de Caxias do Sul, Júlio Freitas, à coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Solange Sonda, e os diretores dos hospitais que atendem ao SUS na cidade.

Meneguzzi relata mensagens que tem recebido de servidores municipais e também de funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, sobre a falta de estratégias para o atendimento das doenças respiratórias, bem como de um hospital de campanha ou a criação e divulgação de materiais para a prevenção da gripe H1N1 e demais situações que envolvam o inverno. O parlamentar não acredita que a UPA possa ter condições de atender toda a demanda, sem o reforço do PA 24h.

Ainda de acordo com o parlamentar, na última semana, nove trabalhadores foram demitidos pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH), empresa que gerencia a UPA. Entre eles estão técnicos de enfermagem e enfermeiros. Os cargos ainda não foram preenchidos e a previsão é de que faça mais frio nos próximos dias. “Caxias do Sul precisa de um plano de inverno; precisa de uma UPA funcionando a pleno vapor, e não demitindo sem recontratar. Se for necessário que se compre leitos nos hospitais particulares, que isso seja feito. E esse debate precisa ser puxado pela Câmara, pois pelo que percebemos a prefeitura não se manifestou sobre o assunto ainda”, salienta.

03/06/2019 - 13:13
Gabinete do vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo