Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno participa de homenagem ao Orixá Ogum

Vereador tem projeto de lei para tornar monumento símbolo oficial das religiões de Matriz Afro-Brasileira de Caxias do Sul  


O vereador Rafael Bueno/PDT participou, na noite de sábado (20/04), da homenagem realizada pela Associação de Umbanda de Caxias do Sul (AUC) junto ao Monumento a Ogum, na Praça Lauro de Oxum, na Perimetral Sul. A intenção foi celebrar o dia do orixá, comemorado em 23 de abril.

A atividade, aberta ao público, contou com a participação de dezenas de praticantes da religião. O presidente da AUC, Saul de Medeiros, agradeceu a presença do vereador e pediu que cada vez mais seja praticada a tolerância religiosa.

Caxias do Sul tem mais de 350 casas ligadas à religião. Os adeptos entendem que o monumento é uma conquista que põe a cidade no status de cidade que mais dá atenção e reconhece a diversidade cultural e religiosa.  

Saul solicitou engajamento de todos os líderes religiosos para que se unam e apoiem o projeto proposto por Bueno, que pretende tornar o Monumento ao Orixá Ogum como símbolo oficial das religiões de Matriz Afro-Brasileira do município. O projeto segue em tramitação na Câmara Municipal.

O encaminhamento do projeto não seria necessário caso o prefeito Daniel Guerra tivesse deferido a decisão tomada no dia 12 de dezembro de 2018, após reunião do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc), quando ficou decidido pelo tombamento do monumento como Patrimônio Cultural de Natureza Material de Caxias do Sul. "Mesmo com o desrespeito desse prefeito aos praticantes da umbanda, que sempre respeitaram as outras religiões e convivem em harmonia, vamos levar esse projeto adiante e contamos com o apoio de todos os vereadores nessa causa justa", destacou Bueno.

O pedetista acredita que a intenção de tornar o bem como símbolo das religiões de Matriz Afro-Brasileira consiste em evidenciar o conjunto de sentimentos, práticas sociais e valores imateriais a partir dele singularizados em Caxias do Sul. Ao contrário disso, a prefeitura segue prejudicando os umbandistas, já que solicitou à entidade a desocupação da área intitulada Santuário Ecológico Reino dos Orixás, no bairro Cruzeiro. Nesse local, os umbandistas encaminham oferendas decorrentes de rituais religiosos.

Saul diz ainda que o Brasil é o país que mais pratica a religião de matriz africana no mundo, e o Rio Grande do Sul é que o mais tem casas para a prática da umbanda. "Caxias do Sul, infelizmente, está reproduzindo a negação da nossa religião através do atual gestor, que tenta nos desconsiderar. Mas existe uma nova realidade e percepção, e isso foi visto pela homenagem feita no sábado de noite. Estamos de pé e resistentes a atitudes arbitrárias que tentam nos desconstruir, mas não conseguirão", enfatiza Saul.

Saiba mais
Quase dois anos após a promulgação da lei autorizando a criação de área pública para construção da Praça Lauro de Oxum, fundador da AUC, foi inaugurado o Monumento ao Orixá Ogum, na mesma Praça, na Perimetral Sul, no Bairro Kayser, e instituído pela Lei Municipal nº 6.592/2006. A inauguração ocorreu no dia 21 de abril de 2006.

O monumento foi custeado pelos membros afiliados da Associação de Umbanda Caxias e conta com seus cuidados para manutenção, reparo e para com as oferendas ali depositadas. Para avaliar qual o produto mais adequado para preservação do bem, a Associação contratou um técnico em química para perícia, em julho de 2018. Importante ressaltar que a comunidade do entorno nunca se manifestou contrária às ações da Associação em eventos na praça.

As comemorações ao Orixá Ogum são realizadas no mesmo dia em que se celebra o santo católico São Jorge da Capadócia, 23 de abril. A Associação de Umbanda Caxias realizou a primeira Procissão Municipal a Ogum em 23 de abril de 1998. A concentração ocorreu na Praça Dante Alighieri e seguiu em cortejo, com a imagem de São Jorge em caminhão do Corpo de Bombeiros, até o extinto ginásio Pedro Carneiro Pereira, nas imediações do Parque dos Macaquinhos. Foi assim de 1998 até 2005. Com a instalação do Monumento ao Orixá Ogum, todas as atividades passaram a ocorrer no entorno da Praça Lauro de Oxum, a partir de 2006.

Conforme Saul de Medeiros, Caxias é o único município do Brasil que tem uma praça homenageando um babalorixá, a Praça Lauro de Oxum, onde o monumento está localizado. Ele explica que Lauro de Oxum foi o fundador da Associação, em 15 de novembro de 1974, eleito Patrono de Caxias pela comunidade afro-umbandista da cidade.

22/04/2019 - 10:34
Gabinete do Vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo