Voltar para a tela anterior.

Bandeira reivindica serviços de saúde próximos do interior

Descentralização do Samu foi tema do pronunciamento do parlamentar


A necessidade de levar os serviços de saúde aos distritos do município foi levantada pelo progressista Arlindo Bandeira/PP. Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (20/03), o parlamentar destacou a proposta de implantação de uma ambulância, em tempo integral, para atender as comunidades do interior. Conforme ele, a sugestão foi feita ao Executivo ainda no seu primeiro ano de mandato como vereador, em 2009, durante o governo de José Ivo Sartori/MDB (2005-2012).

Bandeira afirmou que, ao longo dos anos, a mesma demanda foi repassada aos prefeitos Alceu Barbosa/PDT (2013-2016) e Daniel Guerra/PRB (2017-2020). O parlamentar considera de grande importância que parte da infraestrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) seja levada, exclusivamente, a locais afastados da zona urbana de Caxias.

Para ele, o distrito de Fazenda Souza é o lugar ideal para servir de base à ambulância. O local garantiria mais facilidade no acesso a outros distritos e, consequentemente, a agilidade dos atendimentos. Nesses casos, a medida também faz com que sejam reduzidos os gastos de locomoção de um veículo do Postão 24 horas à área rural.

O vereador se mostrou satisfeito ao saber que a prefeitura está trabalhando na descentralização do Samu. Segundo o progressista, o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Julio Cesar Freitas da Rosa, declarou que Fazenda Souza foi apontado como local escolhido para atender a demanda. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito deve passar por adequações no espaço físico, para implantação do novo serviço até o primeiro semestre de 2020, informou Bandeira.

Por fim, o parlamentar agradeceu o empenho de muitas mãos para que o objetivo fosse atingido. Reiterou o compromisso em melhorar as condições da saúde pública e a descentralização dos serviços, além de acompanhar e fiscalizar o funcionamento do Samu nas localidades de Santa Lúcia do Piá, Vila Oliva, Vila Seca, Criúva, entre outras.

20/03/2019 - 12:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Karine Zanardi

Ir para o topo