Voltar para a tela anterior.

Edson da Rosa parabeniza INAV por 10 anos de atuação

O vereador destacou que, atualmente, o instituto atende 160 pessoas de forma gratuita


Saudar o Instituto da Audiovisão de Caxias do Sul foi a intenção do vereador Edson da Rosa/MDB, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (28/02). O parlamentar apresentou a trajetória da organização, cuja fundação foi em 2009, e suas ações em prol de pessoas surdocegas, cegas e com baixa visão associadas ou não a outras deficiências.

Edson informou que, em 10 anos de história, mais de 300 pessoas receberam atendimentos interdisciplinares com profissionais das áreas de pedagogia, psicologia e assistência social, além de capacitação em ações que promovem a independência, como a culinária. Destacou a arteterapia no currículo de atividades, que oportuniza aos usuários envolvimento com dança, música, canto, teatro e artesanato.

Segundo ele, atualmente, 160 pessoas são atendidas gratuitamente pela organização, que é administrada por 17 profissionais. Os recursos de manutenção do INAV são obtidos por meio de parcerias com órgãos municipais, como o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e a Fundação de Assistência Social (FAS), além da participação em editais nacionais e realização de ações para captar recursos junto à iniciativa privada e sociedade civil, informou.

O vereador também destacou que, por meio de campanhas, o Instituto busca conscientizar e informar o cidadão sobre as deficiências visuais, gerando inclusão. Como exemplo, citou a orientação a respeito das cores de bengalas utilizadas pelos usuários, que sinalizam diferentes tipos de deficiência. A bengala branca é destinada aos cegos, enquanto a verde é para pessoas com baixa visão e a branca com listras vermelhas identifica surdocegos.

Outra forma de promover o convívio social entre pessoas com e sem deficiência visual e a acessibilidade, é a atuação do INAV em parceria com empresas e pessoas físicas, oferecendo serviços diversos. Conforme Edson, são eles: assessoria em audiodescrição, impressão em Braille, cursos, treinamentos, consultoria, assessoria, palestras e workshops de prevenção.

O emedebista aproveitou a ocasião para destacar que o movimento de inclusão social tem ganhado força no Legislativo caxiense. Citou que o vereador Tibiriçá Maineri/PRB, primeiro parlamentar surdo de Caxias do Sul, tem ensinado aos colegas como é a inclusão na prática, o que considerou de suma importância.

Em aparte, Rafael Bueno/PDT afirmou que o Instituto é fundamental na cidade e consegue suprir as demandas que o Executivo não pode atender na área de acessibilidade. No plenário, estavam presentes diretor, assistente social, responsável pelo financeiro, fundadora e professores do Instituto da Audiovisão.

28/02/2019 - 15:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo