Voltar para a tela anterior.

Por iniciativa de Paula Ioris, Câmara aprova criação de Comissão de Segurança Pública e Proteção Social

Pela relevância do tema no contexto atual, vereadora propôs que a segurança pública tenha um trabalho permanente e foco específico no Poder Legislativo Caxiense


A Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul vai ser permanente em 2019. Ela passa a ser chamada de Comissão de Segurança Pública e Proteção Social. Em consequência disto, a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança passa a ter nova nomenclatura e direciona suas atividades para a atuação social. A iniciativa partiu da vereadora Paula Ioris/PSDB e foi aprovada, por maioria, na sessão extraordinária desta terça-feira (11/12). 

“A pauta da segurança pública não se esgota, ao contrário. A ideia de criar a Comissão Permanente de Segurança Pública e Proteção Social é justamente dar o espaço que a segurança não vem tendo ao longo dos últimos anos neste País e neste Estado. Durante muito tempo a segurança pública vem sendo discurso político; o resultado está aí, através do que a gente vem vivendo no dia a dia”, explicou a vereadora.

A tucana argumentou que ter uma comissão específica para tratar do tema se justifica “pelo trabalho que está sendo realizado e por tudo que há para fazer”. Paula citou a amplitude e relevância da segurança pública, que envolve estratégias nos campos da prevenção, repressão, punição e ressocialização de apenados, todas elas em andamento, lideradas por ela na Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência. 

“Como a segurança é uma obrigação do governo do Estado, dependendo dos governos municipais, o investimento nesta área deixa a desejar por falta de vontade política. Mas é nos municípios que nós vivemos! Então a Comissão tem tido um papel relevante e destacado de articulação entre os poderes para fazer as coisas acontecerem. A exemplo do Consepro que, com nosso esforço, foi reativado depois de anos inativo e do projeto de adequação das galerias para ocupação das salas e pavilhões na penitenciária estadual de Caxias do Sul, no Apanhador, que estão desocupados há dez anos, e em breve vão possibilitar estudo e trabalho aos apenados. Estes são alguns exemplos de ações que estamos envolvidos que estavam paradas”, opinou.

O vereador Renato Nunes/PR foi o único contrário à iniciativa para evitar a criação de cargo. “O que custa caro é um trabalho que não traz resultado”, respondeu a vereadora. 

Em defesa da proposição, diversos vereadores se manifestaram deixando claro que a votação não se tratava de criação de cargo e sim da constituição da nova comissão.

Aproveitando a oportunidade, pelo encerramento das atividades parlamentares, a presidente da Comissão de Enfrentamento da Violência apresentou um relatório, em forma de vídeo, das ações e atividades realizadas ao longo dos últimos dois anos quando esteve à frente deste trabalho em prol da segurança pública de Caxias do Sul.

Confira o vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=fnjCi_LQkMY

11/12/2018 - 18:58
Gabinete da vereadora Paula Ioris/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo