Voltar para a tela anterior.

Câmara Encanta promove edição especial de fim de ano com canto coral de crianças e adolescentes

A iniciativa ocorre às 8h de 6 de dezembro, na sede do Legislativo caxiense, e terá participação do Coral Nossa Senhora de Fátima e do Grupo de Cantores do Centro Educativo Murialdo


O Programa Câmara Encanta promove, no dia 6 de dezembro de 2018, edição especial de final de ano com canto coral de crianças e adolescentes de Caxias do Sul. A iniciativa gratuita, que se inicia às 8h, na sede do Parlamento caxiense, terá apresentação do Coral Nossa Senhora de Fátima, do bairro Euzébio Beltrão de Queiróz, e do Grupo de Cantores do Centro Educativo Murialdo (CEM). A sede da Câmara fica na Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição, e toda a comunidade está convidada a acompanhar o evento.

É a 7ª edição do Programa Câmara Encanta, que procura aproximar os grupos artísticos e culturais do Parlamento, mostrando como atua o Legislativo na sociedade, e abrir espaço para que eles se apresentem aos caxienses. A iniciativa busca propagar arte e conhecimento, valorizar os talentos da cidade e apresentar aos visitantes os trabalhos parlamentares, ressalta o presidente do Legislativo, Alberto Meneguzzi/PSB.

“Neste final de ano, queremos valorizar ainda mais a arte que crianças e adolescentes produzem na cidade por meio do canto coral, convidando-os, ao mesmo tempo, a conhecer o trabalho legislativo e a se apresentarem para a comunidade. Esperamos que a população possa aproveitar este momento, se integrar e marcar presença, prestigiando os jovens talentos”, convida o presidente.

 

CONHEÇA OS CORAIS QUE SE APRESENTARÃO NO 7º CÂMARA ENCANTA

Coral Nossa Senhora de Fátima

- O Coral Nossa Senhora de Fátima teve início no ano de 2001, a partir de um grupo de crianças da catequese que gostavam de cantar e estavam sob o olhar da Irmã Ancila, que completou seis décadas de vida religiosa neste ano. O padre Mário Pedrotti foi incentivador da criação do coral, que recebeu o apoio de Maria Bagattine Boff. Além de propiciar a arte de cantar, à época, tinha como objetivo evangelizar e acolher crianças e adolescentes evadidos do sistema escolar.

- Desde a fundação, cerca de 200 crianças e adolescentes passaram pelo coral, e muitas delas seguiram seus estudos, chegando ao Ensino Superior.  Hoje, conta com 16 integrantes, que se encontram semanalmente para os ensaios, no Centro Comunitário da Vila Beltrão Queiroz. 

- O coral, que tem animado missas da igreja Nossa Senhora de Fátima e se apresenta em eventos e momentos diversos, segue atuante graças a voluntários, colaboradores e parceiros que dedicam seu tempo e contribuem com doações nas mais diversas formas. Atualmente, são regentes voluntários do coral: Rosângela Hennig e Michael Ferreira. Auxiliam os regentes do coral também de forma voluntária Maria Sebastiana e Eloisa Souza dos Santos. Hoje, os principais mantenedores do Coral são Maria Boff Bagatini Boff, Jairo Antunes e Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE).

 

Grupo de Cantores do Centro Educativo Murialdo/CEM

- O Centro Técnico Social (CTS) iniciou suas atividades no município de Caxias do Sul/RS com a denominação de “Abrigo de Menores São José”, em 1947, tendo por objetivo a instrução elementar e profissional, a educação cívica e cristã de crianças e adolescentes pobres, órfãos e abandonados (como eram descritas as situações de vulnerabilidade e risco na época). Em 1969, passou a denominar-se Centro Técnico Social (CTS) e, em 1978, a instituição passa a atender crianças e adolescentes somente na modalidade de semi-internato, no turno inverso ao da escola.

- Algum tempo depois, todos os atendidos tornaram-se alunos regulares do Colégio Murialdo, como bolsistas 100% de gratuidade e, no ano de 2000, foi denominado Centro Educativo Murialdo (CEM), em adequação às exigências legais e ao ECA. No ano de 2010, o CEM passa a ser um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

- Hoje, são atendidas 120 crianças e adolescentes, no turno inverso ao da escola, de segunda a sexta-feira, todo o ano, entre seis e 15 anos de idade. É espaço de referência para fortalecer vínculos e promover a convivência grupal, a interação social, o desenvolvimento físico e psicossocial, as potencialidades, habilidades e talentos, entre outros.

- O CEM oportuniza diversas oficinas e atividades dirigidas, entre as quais, as oficinas de música e musicalização, de onde se formou o Grupo de Cantores do CEM. Com repertório variado, partilham essa arte nos mais diversos espaços, eventos e momentos. O supervisor-geral da Ação Social Murialdo é Elo João Back. Na coordenação do Centro Educativo Murialdo está Maira Maria Da Sois, e a educadora e regente do Grupo de Cantores do CEM é Rosângela Hennig.

 

EDIÇÕES DO PROGRAMA CÂMARA ENCANTA

2018:

7ª edição - 06/12/2018, às 8h, na sede do Legislativo: Apresentação do Coral Nossa Senhora de Fátima, do bairro Euzébio Beltrão de Queiróz, e do Grupo de Cantores do Centro Educativo Murialdo.  

6ª edição - 28/09/2018: Gaiteiros André Arrosi, Andrio Rosa, Cristiano Silva, Gabriel Schallenberger e Polliana Gasparetto.

2016: 5ª edição - 28/ 09/2016 - Orquestra Jovem da Fundação Marcopolo - Projeto Mais Música.

2015: 4ª edição - 15/12/2015 - Grupo de Câmara do Coro Municipal.

2014:

3ª edição - 27/11/2014: Orquestra Sinfônica, Coro da UCS e solistas convidados, sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt. Plenário Sinfônico: Especial de Natal.

2ª edição - 22/10/2014: Dois grupos da Associação Criança Feliz (integrantes do Coral Herdeiros do Futuro e da oficina de dança).

1ª edição - 26/09/2014: apresentações do Grupo de Câmara do Coro Municipal e do Quinteto de Metais da Orquestra de Sopros.

28/11/2018 - 17:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo