Voltar para a tela anterior.

Daneluz solicita ações da prefeitura em auxílio a produtores atingidos por tempestade de granizo

O parlamentar aguarda balanço dos prejuízos em lavouras para agendar audiência pública na Câmara


A tempestade de granizo, que assolou o Interior de Caxias do Sul, na tarde de ontem, motivou o vereador Marcos Daneluz/PT a encaminhar, nesta quinta-feira (18), indicação de providências ao Executivo. Lavouras de localidades como de Fazenda Souza, Vila Oliva e Santa Lúcia do Piaí foram devastadas. O parlamentar solicita levantamento técnico dos produtores atingidos, estudo para viabilizar a liberação de recursos financeiros por meio do Fundo Novo Horizonte do município e destinação de verbas orçamentárias em caráter de emergência.

Presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, Daneluz afirmou que aguarda balanço técnico do desastre para agendar audiência pública, na Casa. Para ele, o desastre pode ser medido pelo fato de Caxias do Sul responder por 35% das mercadorias que abastecem as Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS), em Porto Alegre. Pediu mobilização de sindicatos e associações agrícolas, para que os produtores tentem superar dívidas oriundas de crédito bancário.

Morador do distrito de Santa Lúcia do Piaí, um dos locais atingidos pelo granizo, e membro da Comissão, Arlindo Bandeira/PP destacou que o socorro aos agricultores vem no sentido de impedir eventuais movimentos de êxodo rural.

O vereador Mauro Pereira/PMDB, que também integra a Comissão de Agricultura, pediu que os bancos procurem auxiliar as pessoas atingidas. Sugeriu renegociação de dívidas, entre outras formas facilitadoras de acesso ao crédito rural.

Em outra direção, Ari Dallegrave/PMDB, da Comissão, disse entender que mais crédito poderia aumentar as dificuldades de endividamento. A seu ver, seria mais adequado aperfeiçoar a política rural, intensificando a efetividade do seguro agrícola.

Como membro da referida Comissão, Vinicius Ribeiro/PDT sustentou a necessidade de o grupo de vereadores assumir papel de intermediação no processo de auxílio aos produtores.

Elói Frizzo/PSB acrescentou que o quadro é de fragilização. Referiu que, naturalmente, os agricultores já enfrentam dificuldades devido à concorrência internacional do mercado de grãos.

Gustavo Toigo/PDT afirmou que está entre os vereadores que, de forma generalizada, apoiam a realização de audiência pública para tratar do tema.

18/11/2010 - 21:23
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo