Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno cobra posição da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

O vereador defende a fiscalização de produções rurais, mas pede que Prefeitura tenha mais respeito e diálogo com os agricultores


Demandas de produtores e donos de agroindústrias do município foram apresentadas pelo vereador Rafael Bueno/PDT, na sessão ordinária desta terça-feira (07/08). O parlamentar disse ter recebido, há cerca de 20 dias, representantes do setor, que têm sofrido com uma fiscalização por eles considerada rígida, a partir da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa).

Conforme o pedetista, a produção de mel, leite, ovos, queijo, entre outras mercadorias, gera emprego e movimenta a economia da região. Disse que o valor, ganho nas vendas, é uma forma de complementar a renda salarial dos fabricantes, muitas vezes utilizada para a compra de medicamentos.

Com base em dados da imprensa, Bueno criticou comentários infelizes da titular da Smapa, Camila Sirena. Para ele, a aplicação da lei, por meio da Administração Municipal, é necessária, porém precisa ser baseada em uma fiscalização de orientação e incentivo aos trabalhadores do campo. Ele pediu por respeito e diálogo com produtores e feirantes.

O parlamentar fez um apelo para que a Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo vereador Velocino Uez/PDT, realizasse uma audiência pública para tratar do tema, junto com órgãos de vigilância do serviço. Com o crescente êxodo rural dos últimos anos, Bueno acredita ser necessária a promoção de ações que incentivem a permanência de jovens, no campo.

Em seguida, o vereador Ricardo Daneluz/PDT disse que é preciso fomentar a criação de novas empresas do setor e contribuir com um trabalho comunitário, responsável por colocar o alimento na mesa de muitos consumidores. Na mesma linha, o vereador Alceu Thomé/PTB destacou o crescimento da agroindústria familiar, na 41ª Expointer, que se inicia no dia 25 de agosto, em Esteio. Além deles, compartilharam das preocupações os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Arlindo Bandeira/PP, Gustavo Toigo/PDT e Velocino Uez/PDT.

07/08/2018 - 14:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Karine Zanardi

Ir para o topo